Jornal Povo

Bayern frustra PSG de Neymar e conquista Liga dos Campeões pela sexta vez

O Bayern de Munique fez jus à tradição e conquistou seu sexto título de Liga dos Campeões neste domingo (23), derrotando o Paris Saint-Germain de Neymar, Thiago Silva e Marquinhos. Os alemães venceram por 1 a 0, gol de Coman aos 14 minutos do segundo tempo.

A partida foi disputada no Estádio da Luz, em Lisboa, com as arquibancadas vazias, em função da pandemia do novo coronavírus.

Depois de anos de investimentos, bancados pelo fundo soberano do Catar, o PSG chegou à tão sonhada final do campeonato europeu, mas esbarrou no estruturado e ofensivo time do Bayern, que chegou à final com mais de 40 gols marcados nesta edição — oito apenas na histórica goleada contra o Barcelona por 8 a 2 nas quartas.

A final da Liga dos Campeões foi um jogo rápido, com muitas chances de gol e atuações acima da média dos goleiros Keylor Navas e Manuel Neuer. 

Dentre todos os jogadores do PSG, Neymar entrou em campo com a responsabilidade de alcançar o objetivo maior que levou os investidores do Catar a pagarem € 222 milhões em 2017 para tirar o brasileiro do Barcelona.

O atacante já venceu a Liga dos Campeões com o time espanhol, em 2015. A final de hoje, no entanto, era a melhor chance de Neymar entrar de vez na disputa pelo título de Melhor Jogador do Mundo, que entre as diferentes formas o Brasil não vence desde Kaká em 2007.

Os dois atletas que monopolizaram os títulos nesta década, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, caíram prematuramente na Liga com seus times, Barcelona e Juventus. Há sempre uma temporada nova a caminho, mas não será fácil que esses fatores confluam novamente. 

Quem sorri ainda mais, por outro lado, é o atacante alemão Robert Lewandowski. Dono de uma temporada espetacular, o centroavante surge como um dos nomes que podem ocupar o vácuo, depois de transformar o domínio do Bayern dentro de casa em uma nova conquista da Europa, o que não acontecia desde 2013. Mas assim como Neymar, não se destacou no jogo de hoje.

Fonte: CNN