Jornal Povo

Uma final pelo The Best (e muito mais): Neymar e Lewandowski lideram PSG e Bayern em Lisboa

Definitivamente o evento “final de Liga dos Campeões” é gigante o suficiente para despertar atenções do público mais variado. Talvez o seu primo que não goste tanto de futebol já estivesse curioso para conferir Paris Saint-Germain x Bayern, às 16h (de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa. Afinal, é a reunião de dois dos melhores times do planeta decidindo o campeonato de clubes mais midiático. Mas hoje tem um bolo na cereja.

O #NeyDay, que virou febre desde o primeiro dia de mata-mata em Portugal, chega ao seu capítulo final neste domingo. Seja você fã, indiferente ou hater, é inegável a capacidade de Neymar em lançar moda e movimentar as redes sociais. “O Pai Tá On” virou até funk.

Dia de decisão! O ge acompanha PSG x Bayern em Tempo Real às 16h (de Brasília)

Em campo, o craque brasileiro vem sendo a figura da melhor campanha do PSG em sua história e, por mais que o projeto seja ganhar o título da Champions, uma grande atuação acompanhada do troféu pode colocar o camisa 10 como forte candidato ao Fifa The Best – um dos motivos escolhidos por ter deixado o Barcelona há três anos.

O melhor do mundo

Antes de tudo é preciso combinar com os alemães, finalistas pela 11ª vez (e em busca do hexa) diante de um estreante. E também com um polonês. Lewandowski está em sua melhor temporada na carreira, mas não apenas isso.

Além de ser o artilheiro da Liga dos Campeões com 15 gols (a dois do recorde de Cristiano Ronaldo), ele soma 55 gols em 46 jogos pelo Bayern desde agosto de 2019. Só dois clubes (Bochum e Borussia Mönchengladbach) escaparam de levar um gol dele nesta temporada. Na Champions, o aproveitamento é de 100%: jogou, marcou.

Considerando números por clubes, a média de Lewandowski (1,19 gol/jogo) é superior a todas de Cristiano Ronaldo e inferior a apenas duas de Messi (2011/12 e 2012/13), quando atingiu a barreira de 1,2 gol/jogo.

Se contabilizarmos ainda as nove assistências, a média de participação direta para gol por jogo sobe para 1,39. Para facilitar as contas, Lewandowski participa de um gol a cada 63 minutos nesta temporada. É como se, aos 18 do segundo tempo, já houvesse um gol do Bayern com influência direta dele.

Neymar não possui números inteiros tão expressivos, mas o rendimento é semelhante: são 19 gols e 11 assistências em 26 jogos, com ótima média de participação direta de 1,15 gol/jogo (um a cada 76 minutos).

Números por clubes na temporada 2019/20:

NeymarLewandowski
Gols1955
Assistências119
Jogos2646
Participação direta1,15 gol/jogo1,39 gol/jogo
Produz um gol a cada…76,5 minutos63,2 minutos

A diferença é que o camisa 10 entrou muito menos em campo, seja por problemas físicos, suspensão ou por ter sido afastado no início da temporada enquanto aguardava o desfecho da negociação com o Barça. Para piorar, a pandemia ainda forçou o fim precoce do Campeonato Francês – o PSG fez 27 jogos em vez de 38.

De qualquer forma, Neymar tem o carimbo de fazer a diferença. Segundo levantamento do jornalista Matheus Eduardo, Neymar produziu 42,3% dos gols do PSG (30 de 71) enquanto atuou. A proporção é praticamente a mesma para Lewandowski seguindo o mesmo critério: 42,6% dos gols do Bayern (64 de 150).

Neymar brinca com a bola da Liga dos Campeões na cabeça no treino do PSG  — Foto:  REUTERS/Miguel A. Lopes
Neymar brinca com a bola da Liga dos Campeões na cabeça no treino do PSG — Foto: REUTERS/Miguel A. Lopes

No recorte apenas do mata-mata desta Champions, uma pequena vantagem para o polonês, que produziu 10 dos 18 gols do Bayern (55,5%) contra 50% do brasileiro (4 de 8). Fato talvez explicado pela proximidade de Lewandowski do gol, enquanto Neymar possui atribuições também na criação do time e pisa menos na área.

Mas por que estamos até aqui falando de dois jogadores num texto sobre a final da Liga dos Campeões?

Pois há uma sensação de que se trata, também, da definição do melhor jogador do mundo na temporada 2019/20. Vejam só:

  • Não é ano de Copa do Mundo (e acabou não sendo de Eurocopa e Copa América); por outro lado, a Liga dos Campeões neste novo formato preenche a lacuna de um mata-mata global, reinando praticamente sozinha no calendário.
  • Maiores vencedores do prêmio, Messi e Cristiano Ronaldo perderam peso com as eliminações de seus times (o Barcelona caiu nas quartas, mas sofrendo a maior goleada de sua história para o Bayern, e a Juve se despediu nas oitavas) ainda que tenham feito o suficiente para pleitear ao menos um lugar no top-5
  • De Bruyne, outro nome que fazia grande temporada, também foi eliminado com o Manchester City nas quartas de final
  • Desde a criação do prêmio, em 1991, em 10 oportunidades o vencedor foi campeão da Champions. Há uma relação considerável, especialmente se excluirmos da conta os anos de Copa do Mundo.
Lewandowski controla a bola com a cabeça em treino do Bayern no Estádio da Luz — Foto: Reuters
Lewandowski controla a bola com a cabeça em treino do Bayern no Estádio da Luz — Foto: Reuters

Eles querem a Tríplice Coroa

Feita a introdução, vamos aos times, não menos importantes nessa equação. O Bayern chega à decisão com a melhor média de gols (4,2) da história do torneio (42 em 10 jogos) e está só a três de se igualar ao melhor ataque, o Barcelona de 1999/00 (45 gols), que terá feito cinco jogos a mais no total por questões de regulamento.

Além disso, trata-se de uma campanha perfeita até aqui do Bayern, com 10 vitórias em 10 jogos (e só oito gols sofridos). No mata-mata, Chelsea, Barcelona e Lyon foram as vítimas.

Desde que Hansi Flick assumiu o posto de Niko Kovac, são 32 vitórias, um empate e só duas derrotas em 35 jogos, com 115 gols a favor e 26 contra.

– Com Hansi Flick eles estão numa corrida única e extraordinária e têm a mistura extremamente boa de jogadores famintos de uma nova geração que querem deixar sua marca no clube com experientes que querem vencer a Champions novamente – opinou o alemão Thomas Tuchel, técnico do PSG.

Estamos diante de uma máquina, que já ganhou o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e espera a Champions para mais uma Tríplice Coroa, a exemplo de 2012/13 com Jupp Heynckes.

Goretzka carrega Gnabry em treino do Bayern no Estádio da Luz — Foto: Reuters
Goretzka carrega Gnabry em treino do Bayern no Estádio da Luz — Foto: Reuters

Ao todo, oito times de sete clubes diferentes já tiveram o gostinho de conquistar os três principais torneios na temporada:

  • Celtic (1966/67)
  • Ajax (1971/72)
  • PSV (1987/88)
  • Manchester United (1998/99)
  • Barcelona (2008/09 e 2014/15)
  • Inter de Milão (2009/10)
  • Bayern (2012/13)

O último foi o Barcelona de Messi, Suárez e Neymar. E o próximo pode ser, por que não, o PSG de Neymar, Mbappé e Di María.

O clube francês também conquistou Campeonato Francês e Copa da França, mas ainda beliscou a última edição da Copa da Liga e também a Supercopa da França. É o auge do projeto Catar, desde a venda em 2011 que permitiu um vasto investimento em atletas.

Na Champions, a caminhada começou com uma classificação em primeiro num grupo com o Real Madrid. O PSG é finalista com oito vitórias em 10 jogos e só cinco gols sofridos (a melhor defesa). No mata-mata, derrubou Borussia Dortmund, Atalanta e RB Leipzig.

– Eles têm velocidade e são um time de ponta com jogadores incríveis. Não somente no ataque, mas também na defesa com Thiago Silva e Marquinhos. Eles sofreram apenas cinco gols na Liga dos Campeões, então você pode ver que não é só o ataque que funciona, mas a defesa também – elogiou Hansi Flick.

Di María, Neumar e Mbappé correm no treino do PSG no Estádio da Luz — Foto:  REUTERS/David Ramos
Di María, Neumar e Mbappé correm no treino do PSG no Estádio da Luz — Foto: REUTERS/David Ramos

Os times

Nenhum dos treinadores optou por confirmar a escalação na véspera. Tuchel pode ter Rico ou Navas no gol (o costarriquenho se recupera de uma lesão), e Verratti ou Gueye no meio (o italiano ainda busca o melhor condicionamento depois de atuar 10 minutos na semifinal).

As dúvidas no time de Hansi Flick também são por motivos físicos. Boateng foi substituído contra o Lyon no intervalo. Se não estiver apto para começar, Süle deve entrar em seu lugar. Outra dúvida é sobre o retorno do lateral-direito Pavard, movendo Kimmich para o meio-campo. A tendência é que o polivalente alemão siga na linha de defesa.

Ficha técnica:

PSG: Rico (Navas), Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Verratti (Gueye), Marquinhos, Herrera; Di María, Neymar e Mbappé. Técnico: Thomas Tuchel.

Bayern: Neuer, Kimmich, Boateng (Süle), Alaba, Davies; Goretzka, Thiago (Pavard); Perisic, Müller e Gnabry; Lewandowski. Técnico: Hansi Flick.

Árbitro: Daniele Orsato (Itália).

Fonte: GloboEsporte