Jornal Povo

Max Lemos abre discussão para Plano de Governo Participativo

Pré-candidato quer governar Nova Iguaçu com sugestões do povo.

A Educação foi o primeiro tema a abrir as discussões para a elaboração do Plano de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu, Max Lemos (PSDB). O evento aconteceu nesta segunda-feira(24), obedecendo todas as normas exigidas na prevenção contra o coronavírus, no salão do Patronato São Vicente, centro da cidade.

Educadores de várias áreas participaram, discutindo e apresentando propostas. A péssima classificação do município no Índice da Educação Básica (Ideb), a desvalorização dos professores da rede municipal e a falta de conservação dos prédios escolares foram assuntos abordados entre os participantes. “É uma vergonha o município figurar entre os piores em educação do estado (75º entre 92 municípios, avaliação 2017). Educação pública é compromisso”, disse Max. Os debates pela construção do PGP continuam nesta
quarta-feira (26), a partir das 8h, no mesmo local. Desta vez o tema em discussão será a Saúde. “Estamos preparando o melhor, mais moderno e eficiente Plano de Governo da história, feito pela primeira vez com sugestões da população. Nova Iguaçu é uma cidade extraordinária e precisa ser trabalhada à sua altura”, garante.

Acompanhado do pré-candidato a vice, Anderson Santos, Max Lemos lamentou não poder ampliar presencialmente as discussões em conseqüência da pandemia da Covid-19. “Infelizmente nossos encontros terão número de articipantes limitado. São as normas necessárias e temos que colaborar. Mesmo assim, a construção do PGP para Nova Iguaçu será aberta a todos, através de nossas plataformas virtuais”, destacou o pré-candidato.

Quem não participar presencialmente poderá apresentar sugestões, através das redes sociais (www.podesermelhor.com) e facebook: @maxlemosoficial . Além dos educadores, Max Lemos também ouviu sugestões de representantes dos seis partidos que compõem a aliança pré-eleitoral.

Participaram: Nascimento Junior (DC Jovem), professor Silvio Nunes (Presidente do PC do B), professor Rodrigo Guimarães, o Pitú (representante do Podemos), Jorge Coutinho do Nascimento (presidente do PSDB), professora, Isabel Klein (representante do PTC) e Zé Luiz do Bar (vice-presidente
do PTB).

Valorização do professor

A valorização salarial do professor estendendo aos demais profissionais da área de Educação foi uma das propostas defendidas. Max Lemos anunciou que incluirá no PGP a obrigatoriedade de gestores recepcionarem representantes da Educação. “A Educação precisa ter voz e precisa ser respeitada e ouvida”, assegura. Historiador conhecido na cidade, o professor Allofs Batista criticou a falta de opções de entretenimento para jovens. Ele citou como exemplo a falta de praças, vilas olímpicas nos bairros e defendeu uma gestão descentralizada, reformulação do Plano de Cargos e salários e ainda a formação profissional dos alunos da rede municipal. Leandro Silva Martins foi outro professor a defender qualificação profissional e a implantação da cultura afro e indígenas nas escolas.

O arquiteto urbanista, professor universitário, Fábio Bruno, citou o péssimo estado de conservação dos prédios escolares. Há problemas de goteiras nos telhados, na parte elétrica e até nas estruturas. Com um orçamento bilionário (R$ 1,6 bilhão) os recursos são mal aplicados. Vejo também ociosidade entre os alunos que poderia ser evitada com programas voltados ao conhecimento da cidade. Como diz meu colega, o urbanista Vicente Loureiro: “conhecemos mais as margens do Rio Amazonas do que as do Rio Botas”.

Outros participantes, entre eles: Fábio Silva (professor do Instituto Nacional de Tecnologia), Cíntia Veronesi (professora e psicopedagoga), Luciana Gomes (professora), Jayme Soares
(professor), Yasmim Leitão (estudante), Rosinete da Silva (merendeira), Talita Pequeno (advogada), Matusalem Junior, Junior Bombeiro, Alci Mahioni. Eduardo Castilho (Educarte) e Ziza Nascimento (assistente Social) também apresentaram propostas. Depois de finalizado, o PGP será registrado em cartório da cidade e disponibilizado nas redes sociais.

Próximos debates

Dia 26/08 – Saúde

Dia 28/08 – Desenvolvimento Econômico

Dia 31/08 – Desenvolvimento Urbano

Dia 01/09 – Saneamento, Meio Ambiente e Agricultura

Dia 03/09 – Segurança Pública

Dia 04/09 – Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Dia 08/09 – Gestão Pública