Jornal Povo

Polícia Civil prende mais de 400 pessoas em ação contra roubos de carga e de veículos, e suspeitos de latrocínio no RJ

A Polícia Civil foi às ruas do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (25) para cumprir centenas de mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes de roubos e receptação de produtos roubados.

A operação Espoliador III terminou foi dada como encerrada pouco depois das 17h, e 416 suspeitos foram presos. Outros quatro, segundo a polícia, morreram em confronto com agentes – três em Resende, no Sul do Estado, e um em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Mais de 500 policiais participaram da ação. A polícia afirma que boa parte dos roubos era praticado por traficantes que exploram a venda de drogas em favelas. Para obter mais lucro, os investigadores sustentam que eles emprestam armas para outros criminosos, que então roubam cargas, de veículos, pedestres, residências, bancos e comércios.

“É importante ressaltar que as investigações das delegacias dão conta de que o tráfico de drogas, principalmente, é o responsável por fomentar grande parte dos roubos de veículos”, afirmou o delegado Felipe Curi, subsecretário Operacional da Polícia Civil.

De acordo com Curi, a operação desta terça foi a maior da história da Polícia Civil fluminense.

Crime organizado domina roubo de veículos

Dados de investigação e de inteligência indicam que o crime organizado no Rio de Janeiro –considerado aí tráfico e milícia – é responsável por pelo menos 79% dos roubos de veículos na capital fluminense; 73% na Baixada e 84% em Niterói e São Gonçalo.

Em relação aos roubos de cargas, o crime organizado tem participação em pelo menos 65% dos roubos na capital, 64% na Baixada e 62% em Niterói e São Gonçalo.

“O tráfico de drogas fomenta, principalmente, o roubo de veículos e o roubo de cargas. Eles têm, em algumas comunidades, até gerentes para estes tipos de crime”, destacou o delegado.

A ação de hoje também visa a prisão de receptadores, que são responsáveis por receber o produto dos roubos e “estimular essa prática criminosa”. Os agentes também foram atrás de autores de latrocínios – roubo seguido de morte.

Fonte: G1