Jornal Povo

Fluminense recebe proposta do Liverpool por Marcelo Pitaluga e analisa venda de jovem goleiro

Cria de Xerém e visto como promessa nas Laranjeiras, o goleiro Marcelo Pitaluga, de 17 anos, despertou interesse do Liverpool antes mesmo de estrear entre os profissionais. A informação sobre conversas entre o clube inglês e o Fluminense foi dada pelo jornalista italiano Nicolò Schira, que apurou também que a proposta foi apresentada nos últimos dias e, agora, a decisão está nas mãos da diretoria tricolor.

Apesar de internamente enxergarem grande potencial no jovem goleiro, O Fluminense está propenso a aceitar a oferta. Em meio à crise financeira agravada por conta da pandemia do novo coronavírus, o presidente Mário Bittencourt já falou abertamente que precisará vender jogadores. O clube aposta que Marcos Paulo será a principal transferência da temporada, mas as propostas pelo atacante não estão chegando como o esperado. Até aqui, o único atleta vendido foi Gilberto, ao Benfica, de Portugal.

Além disso, atualmente, Pitaluga é a quarta opção de goleiro do técnico Odair Hellmann. Muito por conta da idade e consequentemente falta de experiência. Muriel é o titular da vaga, seguido de Marcos Felipe e João Lopes. O último também sequer fez sua estreia com a camisa tricolor em partidas oficiais, tendo sido opção apenas para os amistosos da equipe sub-23 contra o Botafogo.

Outro fator que facilita a transferência do atleta é a cidadania: Pitaluga tem passaporte alemão, o que torna sua mudança para a Europa menos burocrática, além de ser um desejo do jogador e de sua família jogar no Liverpool. O clube inglês, inclusive, ofereceu casa para Pitaluga e seus familiares e prometeu um emprego ao pai do jogador.

Vale destacar que quando Marcelo Pitaluga renovou com o Fluminense, ainda na gestão anterior, com o então presidente Pedro Abad, seu salário aumentou consideravelmente, uma vez que já era jogador de seleção brasileira de base e visto com enorme potencial. E para renovar novamente, o clube teria que aumentar seu salário, chegando a um valor incompatível para um goleiro que, no momento, ainda é jovem e a quarta opção na fila.

Segundo o Portal de Transparência do Fluminense, seu contrato com o clube é válido até fevereiro de 2022 e o Tricolor detém 100% de seus direitos econômicos.

Outros clubes sondaram o goleiro antes do Liverpool, mas o Tricolor recusou as propostas. O Jornal Povo apurou também que, agora, uma das exigências da diretoria é permanecer com parte dos direitos econômicos do atleta.

Caso a transferência seja concretizada, Pitaluga será companheiro de Alisson, goleiro da seleção brasileira e irmão de Muriel. No início do ano, o titular do Liverpool esteve no Brasil e chegou a treinar no CT Carlos Castilho, antes do início da temporada europeia.

https://www.instagram.com/p/B8WUy6LpYDd/?utm_source=ig_embed

Com 1,91 de altura, Marcelo Pitaluga vem treinando com o elenco principal, enquanto atua pelo sub-20 do clube. No ano passado, com a lesão de Muriel, foi relacionado para dois jogos do time profissional, mas não chegou a fazer sua estreia. Em janeiro, ele foi titular da equipe tricolor na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jovem integrou o elenco da seleção brasileira campeã mundial Sub-17.

Pitaluga sofreu uma fratura na mão direita no retorno dos treinos presenciais do Fluminense, mas já está recuperado e foi reintegrado às atividades do grupo nesta semana.

https://www.instagram.com/p/CESc8RVpFI1/