Jornal Povo

Taffarel reafirma apoio do PT à reeleição de Jorge Miranda e diz que rebeldes podem ser expulsos

Ex-vereador de Mesquita reforçou esse apoio durante live com o jornalista Rogério Santana, onde também falaram sobre os bastidores da política no município.

O ex-vereador André Taffarel, do Partido dos Trabalhadores, o PT, sustentou o apoio da legenda a reeleição do prefeito de Mesquita, Jorge Miranda. A declaração foi dada durante uma live com o jornalista Rogério Santana, na noite desta quinta-feira (27), onde os dois debateram sobre o cenário político das eleições para esse ano no município.   Na ocasião, Taffarel também disse que aqueles que não respeitarem essa decisão coletiva do partido poderão ser punidos, sejam eles pequenos ou grandes nomes.

Alguns nomes do PT criticaram o fato do partido apoiar Jorge Miranda nessa campanha de reeleição. Esse nomes  já até se uniram para lançarem candidaturas de oposição na cidade com outras lideranças, na tentativa de enfraquecer Miranda. Taffarel, que faz parte do diretório do PT no estado do Rio, disse que a priori desse apoio a Miranda é a repercussão positiva do trabalho que ele tem realizado enquanto gestor municipal.

“Nós entendemos que política interna tem que ser respeitada. Hoje temos, ainda que minoritária, pessoas que querem dialogar com candidaturas de oposição e que fretam diretamente com aquilo que nós dizemos que somos contra […] O recado que eu posso dar como dirigente do PT é: Aqueles que não caminharem com a lógica da política interna determinada pelo partido, a única coisa que vai restar é a expulsão do nosso partido”, disse Taffarel”.

‘Oposição confusa’, diz Rogério Santana

Rogério classificou a base de oposição ao governo de Mesquita como confusa, e que não apresentou nesses quatro anos de gestão propostas concretas de divergências ao prefeito Jorge Miranda.  

“Nós temos uma oposição confusa. Durante esses quatro anos de administração não conseguiu apresentar projetos claros e definidos para à população de divergências concretas. Ficou parecendo uma oposição feita por interesses de grupos da Câmara de Mesquita e não se revelou programática”, disse Rogério.

Ao tocar nesse assunto, Rogério falou sobre a união de dois vereadores que já protagonizaram acaloradas discussões durante sessões ordinárias na casa legislativa: Cris Gêmeas, ex-líder do governo que já confirmou sua pré-candidatura a prefeita da cidade; e Leonardo Andrade, que até tentou ser pré-candidato a prefeito pelo Partido Social Liberal (PSL), mas que teve sua candidatura retirada da legenda pelo diretório regional, sendo obrigado  a ocupar a vaga de vice-prefeito na chapa de Cris Gêmeas. Era isso ou voltar para casa sem entrar na disputa de alguma forma. Rogério e Taffarel ainda classificaram essa pré-candidatura à prefeita da vereadora Cris Gêmeas como sem programa, sem projetos para a cidade e formatada a partir de interesses empresariais e econômicos aliados a direita mais radical responsável por esse abatimento da candidatura de Leonardo Andrade.

Leonardo Andrade teve a sua candidatura retirada do PSL – Foto de Bruno Beiruth, do Jornal Povo

“O principal candidato da oposição, que até se posicionou bem contra algumas pautas da atual gestão da cidade, que é o Leonardo Andrade, se filia ao PSL para tentar ser prefeito e mostrar suas perspectivas posicionistas, teve a sua candidatura retirada. Isso tudo para apoiar a candidatura daquela que se diz candidata de oposição e que nunca divergiu da administração municipal, a líder do governo até abril, a vereadora Cris Gêmeas. Nesses três anos de governo Jorge Miranda, ela não apresentou nenhuma divergência. Todos esses vereadores de oposição de Mesquita não apresentaram propostas muito claros para a cidade”, disse.

Cris Gêmeas ao lado de Jorge Miranda durante a inauguração da creche Ariano Suassuna, em maio do ano passado – Foto de Amadeu Lucas

Construindo o caminho para a reeleição

Taffarel e Rogério destacaram pontos positivos importantes na gestão de Jorge Miranda como prefeito de Mesquita, principalmente na área da saúde. Miranda investiu em atendimento básico para à população e entregou recentemente, e até mesmo no meio de seu governo, Clínicas da Família, como a unidade Jorge Campos, na Coreia; e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), como a do bairro Edson Passos. Além das obras de revitalização e infraestrutura realizadas no município e os programas de segurança e prevenção ao novo Coronavírus.  

“O governo Jorge Miranda hoje tem um percentual da população que hoje passa dos 45% que dá a ele como ótimo e bom. E no momento que nós estamos vivendo, um político trabalhando dessa forma chega a ser até um fenômeno. Pensando nisso, tomamos a decisão como partido de reconduzir o Jorge”, disse Taffarel”.