Jornal Povo

Descaso com saneamento básico em Nova Iguaçu foi destaque em evento na cidade

Max Lemos reuniu populares na construção do seu Plano de Governo Participativo

Dados do Ranking do Saneamento Básico do Brasil, baseado em estudos desenvolvidos através do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento  (SNIS), classificam Nova Iguaçu entre as 100 piores cidades do país na categoria de serviços de água e esgoto. O município também figura como inferior no Estado do Rio de Janeiro no mesmo aspecto, onde aparece em terceiro na escala. Os sintomas da falta dos serviços vividos, principalmente, pelos moradores da periferia foram apontados na manhã de hoje (01/09), durante o quinto dia de construção do Plano de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato a prefeito, deputado Max Lemos (PSDB).

Os temas em debates: Saneamento, Meio Ambiente e Agricultura, reuniram técnicos no assunto, professores, ambientalistas e representantes comunitários. A criação de lei municipal instituindo a Educação Ambiental na grade escolar, implantação da Linha Verde na Via Light, da agricultura familiar e da coleta seletiva, entraram na pauta de sugestões, assim como, o reflorestamento de trechos da Serra de Madureira, a utilização do ICMS Verde em apenas ações ambientais e leis severas que garantam a proteção de animais. O encontro acontece no Centro Social São Vicente, desde o dia 24 de agosto, com encerramento marcado para o próximo dia oito.

‘Saneamento da década de 30’

O engenheiro civil e sanitarista ambiental Marcos Muffareg, chamou a atenção em seu discurso ao lamentar a situação do município. Segundo ele, que já foi superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado do Rio de Janeiro, a cidade não evoluiu e mantém um esgotamento sanitário da década de 30. “O saneamento é um víeis importante na questão da saúde e também da economia. Nova Iguaçu com o PIB (Produto Interno Bruto) que tem (R$ 16.447.838,64 mil/IBGE – 2016), com um potencial incrível, estar nesta situação é lastimável. Trinta por cento da população, ainda bebe água fora dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A cidade tem planos importantes, bem elaborados como o Plano Diretor e o Plano de Saneamento, que não foram usados. Inacreditável”, disse.

Ambientalista atuante em Nova Iguaçu há mais de 30 anos, Hélio Vanderlei, idealizador da Ong Onde Verde, elogiou a realização democrática do evento e apresentou propostas ao PGP. Para ele, a Secretaria de Meio Ambiente deve ser integrada às ações das demais secretarias de um governo. “É preciso que haja planejamento no setor ambiental. Há muita coisa a ser feita. Os recursos do ICMS Verde deveriam ser destinados a um Fundo Municipal de Meio Ambiente. Aliás, deveria ter uma lei municipal estabelecendo isso”, destaca. Vanderlei defende a organização das cooperativas de catadores e de reciclagem, na geração de emprego e a criação do IPTU Verde.

Arquiteto Urbanista, Luney Martins, criticou a venda do Horto Municipal para iniciativa privada. “Foi uma iniciativa perversa da Prefeitura. O horto era emblemático para a educação ambiental e para a manutenção da cidade. É preciso investir em outro com consciência”, ressaltou o arquiteto. Quem também fez críticas à Prefeitura foi  Keila Moraes. “O abandono de animais em Nova Iguaçu é algo muito sério. Nessa época de pandemia teve um aumento de mais d3 30%. Nenhum governante que administrou a cidade pensou em políticas públicas para combater este problema. Por isso, minha sugestão é que seja criada uma lei que proteja e ampare esses seres e principalmente, que venha punir severamente aqueles que maltratam e abandonam”, defendeu Keila que há 25 anos ampara animais bancando castração, vacinas, abrigo e alimentação com recursos próprios e de voluntários.

Participação Popular

Hoje, o tema em debate foi Habitação, Assistência Social/Promoção da Cidadania. O PGP , sugestões da população. As propostas podem ser encaminhadas através das plataformas virtuais (www.podesermelhor.com). No final será elaborado um documento com todas as idéias apresentadas pela população, técnicos e representantes da sociedade civil. O Programa de Governo Participativo será registrado em cartório do município, representando um compromisso do pré-candidato com o povo. “Nova Iguaçu é uma cidade extraordinária, por isso, merece ser administrada a altura, do jeito que seus habitantes desejam”, assegura Max Lemos que tem em sua pré-candidatura a aliança formada pelos partidos: PSDB, DC JovemPC do B, PTCPTB e PTC. Em conseqüência à pandemia do coronavírus o encontro não pode reunir muitas pessoas e acontece com freqüência limitada obedecendo todas as normas de seguranças, estabelecidas como prevenção a Covid-19.

Programação:

Hoje: Habitação, Assistência Social/Promoção da Cidadania

Dia 03/09 – Segurança Pública

Dia 04/09 – Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Dia 08/09- Gestão Pública

*Local do evento – Centro Social São Vicente (Patronato)

Endereço: Rua Governador Portela – nº 382 – Centro –

*Referência: atrás da Praça Santos Dumont

Coffee break – 8h

Horário: 9h às 13h.

Por: Arinos Jornalista.