Jornal Povo

TRF-1 arquiva ação penal contra ex-presidente Lula no caso de obras da Odebrecht em Angola

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, decidiu nessa terça-feira (1º) arquivar uma ação penal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondia na Justiça Federal do Distrito Federal.

Os desembargadores entenderam que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) não apontou indícios mínimos de irregularidades e não especificou as condutas ilícitas que teriam sido praticadas. 

De acordo com a acusação feita pelo MPF em 2016, Lula teria atuado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos com o objetivo de garantir a liberação de financiamentos para obras em Angola.

O ex-presidente presidente teria recebido em troca vantagens da Odebrecht por meio de palestras que foram realizadas para a empresa.

A defesa de Lula divulgou nota na qual afirma que esta é a quinta ação penal proposta contra o ex-presidente rejeitada pela Justiça.

“Sempre que foi julgado por um órgão imparcial e independente, fora da Lava Jato de Curitiba, Lula foi absolvido ou a acusação foi sumariamente rejeitada, na linha da defesa que apresentamos em favor do ex-presidente”, diz um trecho da nota.

Fonte: Jornal do Brasil

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.