Jornal Povo

Instituto Cooperar Brasil e Degase vão qualificar jovens em medida socioducativa

O presidente do Instituto Cooperar Brasil, Helvio Costa, e o diretor-geral do  Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Márcio Rocha, assinaram nesta quarta-feira(02/09), na sede do Instituto, em Itaboraí, termo de cooperação técnica para a implantação do “Jovens que sonham”. A unidade de Campos dos Goytacazes  receberá o projeto que visa proporcionar qualificação profissional em técnicas de aquicultura, pesca e processamento de pescado aos socioeducandos da unidade.

Durante o evento, que teve o apoio da Prefeitura de Itaboraí, foi anunciado que serão instalados até 15 tanques para a criação de peixe e rã, do projeto “IVA-Inclusão que vem das águas”, em que adolescentes e jovens atendidos poderão desenvolver a atividade visando, também, à diminuição da reincidência. A iniciativa estima capacitar até 384 socioeducandos num período de dois anos. De acordo com Helvio, que já visitou a unidade, muitos jovens e adolescentes estão ali por falta de oportunidade. 

“A verdade é que os nossos jovens perderam a capacidade de sonhar. O modelo que eles têm é um modelo perverso, que lhe tira a capacidade e possibilidade de sonhar. Eu tenho uma frase gosto muito que diz que a maior de todas as injustiças é tirar do homem a esperança, e tirar dos jovens o seu sonho. Por isso, sinto uma responsabilidade imensa, pois vamos cuidar dos sonhos desses jovens”, explicou o presidente.

Segundo o diretor Márcio Rocha, o projeto determinará uma mudança no formato de prestação de serviço socioeducativo ao adolescente e destacou a importância da parceria para o Degase  e governo estadual,em Regime de Recuperação Fiscal(RRF), num cenário impactado pela pandemia.

“Falando especificamente da unidade de Campos, em sete anos de existência da unidade, a gente só conseguiu duas parcerias durante um curto período de forma que não contemplassem todos os adolescentes internos”, destacou o diretor sobre a capacidade do projeto.

De acordo com o Degase, a unidade de Campos dos Goytacazes foi selecionada para o projeto por estar trabalhando com o conceito de “unidade vocacionada”, onde os adolescentes recebem capacitação,  e pelo fato da unidade possuir uma área livre que permitirá ao Instituto Cooperar Brasil instalar um IVAPARK- nome dado aos condomínios aquícolas do projeto IVA. Parte da receita obtida com a venda da produção será reinvestida em novos processos de qualificação profissional no CENSE Professora Marlene Henrique Alves, no Norte Fluminense. A previsão é que as obras para a instalação dos tanques comecem em 45 dias.

Na cerimônia, profissionais do Degase também foram homenageados pela dedicação durante a pandemia. Estiveram presentes o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares; o subsecretário de Defesa Civil e Segurança Pública de Itaboraí, Marlon Silva; o subsecretário de Cultura de Itaboraí, David Antunes; o coordenador estadual do sistema socioeducativo do Degase, George Fox; o diretor do CENSE CENSE Professora Marlene Henrique Alves, Lucas Terra, e; o ex-deputado José Augusto Nalin.

Capacitação, acompanhamento e assistência às famílias

O “Jovens que sonham” atenderá por ciclo, com duração de seis meses cada, até um total de 96 socioeducandos. Aqueles que quiserem participar do projeto sairão com título de técnico em aquicultura pela FACES Brasil – Faculdade Cooperar, mantida pelo instituto. Eles serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar que avaliará frequência, desempenho nos cursos ofertados e adesão ao plano de trabalho. A metodologia implantada pelo projeto será acompanhada pela equipe do Degase. Cabe destacar que as famílias dos socioeducandos, que já recebem acompanhamento da unidade,  também serão acompanhadas pelos profissionais do instituto durante toda a execução do projeto.

A grade curricular do curso é composta por disciplinas como empreendedorismo e liderança, política e legislação pesqueira, aquícola e ambiental , biologia aquática, introdução à aquicultura, estatística pesqueira, fundamentos de economia e comercialização, novas oportunidades na aquicultura, segurança, meio ambiente e saúde, introdução à informática e português instrumental.  

Instituto Cooperar Brasil e projetos

O Instituto Cooperar Brasil subsidia, de forma própria ou por meio de parcerias com outras instituições,  programas sociais e econômicos que gerem inclusão e transformação social no mundo. Por meio de  projetos ligados a diversas áreas como educação, pesquisa, meio ambiente e sustentabilidade promovem o acesso aos direitos e garantias fundamentais do cidadão.

“Jovens que sonham”

O projeto busca a reinserção social do jovem que cumpre medida socioeducativa por meio da educação e  capacitação.  Além disso,  visa trabalhar os núcleos familiares do adolescente e do jovem e dar suporte e oportunidades a fim de evitar a reincidência.

Por isso, atua com uma equipe multidisciplinar para ajudar no desenvolvimento de  habilidades e competências individuais e coletivas, promover o despertar para a cidadania, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, permitir a qualificação profissional

“IVA-Inclusão que vem das águas”

Geração de renda e segurança alimentar estão no cerne do projeto por meio da criação de peixes e rãs em ambiente controlado. Consiste na instalação de condomínios aquícolas, chamados IVAPARK´s, que utilizam água de reuso. O instituto realiza a capacitação por meio da faculdade FACES Brasil – Faculdade Cooperar, mantida pelo instituto, e garante a comercialização do que é produzido nas unidades. Parte da produção é destinada ao consumo das pessoas que trabalham nos tanques. 

Degase

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de promover socioeducação no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.