Jornal Povo

Sangue de militância jovem nas veias

Aos 29 anos, 14 deles na militância política, o iguaçuano Jefferson Juvenal Batista, conhecido como Jefferson Já,
escreve sua história com a alma e a coragem inerentes a todo lutador, que não enterra seus sonhos diante do primeiro obstáculo. As ações desenvolvidas por ele em quatro bairros transformam a vida de muitas crianças e adolescentes através de um projeto que tem como objetivo estimular a inclusão ao esporte, uma forma de resgate da ociosidade.

“Desde 2011 promovo torneios de futebol e atividades esportivas para jovens do Cobrex, Ponto Chic, Três Corações e Cerâmica. Não é fácil, porque não conto com o apoio de empresários ou do governo para desenvolver as ações. Sai tudo do meu próprio bolso’, conta Jefferson, que hoje enfrenta um inimigo a mais na luta para transformar a realidade de quem lança um olhar mais otimista para futuro: a pandemia do coronavírus paralisou as atividades e o deixou sem emprego. “Para processar tudo isso é complicado, mas é preciso entender que essa tempestade vai passar”, diz.

Primeiros passos na política

Jefferson conta que começou a militar na política ainda adolescente. Aos 15 anos, atuou como cabo eleitoral de uma
candidata a vereadora do Cobrex. A partir de então, passou a ser conhecido por seu trabalho social na área de esporte, inclusive nos bairros adjacentes. Em 2015, embarcou no ninho dos tucanos (PSDB) de Nova Iguaçu com o plano de se candidatar a uma vaga de vereador, mas interesses partidários acabaram frustrando seu sonho. Infelizmente, fato semelhante aconteceu no ano passado quando o jovem se filiou ao PSL. O objetivo era mudar a história da juventude iguaçuana ao solicitar o comando da presidência da ala jovem do partido, mas não foi dessa fez. “Fui ignorado e sofri há Três semanas, porém decidi continua no partido e briga pelo meu objetivo,os jovens” diz Jefferson com olhos de esperança.