Jornal Povo

Saída imediata de Evanilson pega Fluminense de surpresa, e Odair já terá quebra-cabeça para clássico

A saída de Evanilson do Fluminense já estava caminhando para ser concretizada, mas internamente não esperava-se que a despedida seria tão imediata, antes mesmo do clássico contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo apuração do ge, a comissão técnica e diretoria tricolor esperavam contar com o atleta até o fim deste ano.

Com conversas avançadas entre o Crystal Palace, da Inglaterra, e o Tombense, clube detentor de 90% dos direitos econômicos do atacante, havia a expectativa de que o negócio fosse, sim, concretizado por agora, mas que Evanilson só fosse para o futebol inglês em janeiro. No entanto, como o Porto atravessou as negociações e chegou a um acordo pela contratação do atleta, os planos mudaram. O clube português exigiu sua ida imediata, e o centroavante, inclusive, viaja para Portugal já nesta terça-feira.

Como o Fluminense só detém 10% dos direitos econômicos do atacante – além de 20% de vitrine caso a venda fosse realizada até o fim de 2021, quando terminaria seu empréstimo –, não estava em posição de aceitar ou recusar qualquer proposta.

Sem um dos destaques da equipe na temporada, Odair, agora, terá um quebra-cabeça para montar o ataque tricolor ao longo do Brasileirão. Com apenas 20 anos, Evanilson era o vice-artilheiro do Flu em 2020, com nove gols em 24 jogos.Além disso, para o Fla-Flu desta quarta, assim como ocorreu contra o São Paulo, o treinador não poderá contar com Fred, que está em isolamento social por precaução. O camisa 9 testou negativo para Covid-19, mas sua esposa foi diagnosticada com o vírus.

Odair Hellmann conversa com Fred em Fluminense x Palmeiras — Foto: André Durão
Odair Hellmann conversa com Fred em Fluminense x Palmeiras — Foto: André Durão

Na derrota do último domingo, Evanilson estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e, com isso, Marcos Paulo foi deslocado para o centro, com Michel Araújo aberto pela direita e Wellington Silva pela esquerda. MP, no entanto, não rendeu como camisa 9 – na vitória simples sobre o Athletico-PR, ele havia sido escalado na mesma função, mas também não correspondeu.

Atualmente, Odair só tem à disposição como centroavante de ofício Fred e Felippe Cardoso. O último chegou no clube no início deste ano, mas não se firmou. Recentemente, inclusive, foi informado de que estava livre para procurar um novo clube. Não só ele, mas Matheus Alessandro e Pablo Dyego também.

Felippe Cardoso e Matheus Alessandro em treino do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / FFC
Felippe Cardoso e Matheus Alessandro em treino do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / FFC

Com a iminente saída de Evanilson, no entanto, Felippe voltou a ser opção neste domingo. O atleta não era relacionado para uma partida desde o segundo jogo da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, no dia 15 de julho, quando atuou por 13 minutos. Contra o São Paulo, ele chamou a atenção ao ser acionado por Odair aos 39 do segundo tempo, mas quase não tocou na bola. Foi apenas seu sétimo jogo com a camisa tricolor. Em 250 minutos que esteve em campo neste ano, fez um gol e deu uma assistência – ambos na goleada por 5 a 1 sobre o Bangu, em 26 de janeiro (relembre abaixo).

Segundo apuração do ge, a tendência é que o Fluminense volte a dar mais oportunidades ao atacante. Após aparecer bem na Ponte Preta em 2017, Felippe Cardoso foi contratado pelo Santos em setembro do ano seguinte com alta expectativa. Até agora, no entanto, não correspondeu, sendo emprestado ao Ceará e, depois, ao Flu.

https://www.youtube.com/watch?v=bhL-fNTQ6wk

Fred, por sua vez, apesar de gozar de enorme prestígio com a comissão, diretoria e torcida tricolor, deve ser aproveitado aos poucos. Em entrevista coletiva na última semana, o centroavante disse ter conversado com Odair para que seu retorno fosse gradativo. Além disso, após o jogo contra o São Paulo, o próprio treinador declarou que, mesmo que o camisa 9 tivesse à disposição, teria optado por Marcos Paulo centralizado:

– Já íamos iniciar com esse time, tínhamos trabalhado e tomado as decisões. Infelizmente, perdemos o Fred que era uma opção, um jogador importante. Mas a ideia inicial era essa.

As outras opções para o ataque tricolor são jogadores com mais características de lado de campo: Caio Paulista, Fernando Pacheco, Luiz Henrique e Wellington Silva, além de Marcos Paulo, que já vem sendo titular. E Nenê e Michel Araújo, que são meias de ofício, mas muitas vezes são aproveitados na ponta direita.

Luiz Henrique, Fluminense — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC
Luiz Henrique, Fluminense — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

Das alternativas no banco de reservas, Luiz Henrique é um dos nomes que mais vem agradando à comissão técnica do Fluminense. O jovem de 19 anos, que renovou com o Flu até setembro de 2025 nesta segunda-feira, começou a ser observado de mais perto na Copa São Paulo de Futebol Júnior e passou a integrar os treinamentos com o grupo principal após as férias forçadas dos jogadores em meio à pandemia do novo coronavírus. Sua estreia foi na segunda rodada do Campeonato Brasileiro e, desde então, tem sido constantemente acionado por Odair. Chegou a ser titular contra o Atlhetico-PR, quando Evanilson foi poupado, mas sentiu dores na partida e precisou ser substituído.

Após um empate e uma derrota, o Fluminense tentará voltar a vencer contra o Flamengo, nesta quarta. Para isso, Odair terá que quebrar a cabeça para montar o desfalcado ataque tricolor. Uma opção menos provável seria abrir mão de um atacante e povoar o meio de campo, mas a tendência é que o esquema com três atacantes seja mantido para o clássico.