Jornal Povo

Especialistas dão dicas para economizar em meio à alta de preços nos supermercados

Um dia depois de dizer que não iria intervir para baratear produtos da cesta básica, o governo decidiu, nesta quarta-feira (dia 9), zerar o Imposto de Importação que incide sobre o arroz. Ao mesmo tempo, intimou supermercados e cooperativas a explicarem a alta de preços.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que se reuniu ontem com o presidente Jair Bolsonaro, também foi notificada a apresentar dados. O prazo para responder é de dez dias.

O presidente da entidade, João Sanzovo Neto, disse que o setor não pode ser considerado “vilão” pela alta de preços e que não são responsáveis pelo problema. Neto disse ainda que “é difícil de dizer” se existe a possibilidade de faltar arroz nas prateleiras, mas que a orientação é que a população não faça estoque e substitua o produto por massa:

— Isso vai ajudar o preço a diminuir, mais a entrada da importação. É trabalhar na oferta e na procura. É lei de mercado, quem já estudou um pouquinho conhece e funciona. É isso que funciona, o resto não funciona. O Brasil já viveu tabelamento, já viveu congelamento de preço, produto some da prateleira — disse.

Especialistas ouvidos pelo Jornal Povo deram algumas dicas para tentar passar pelo período preservando o bolso.

Dicas para economizar

A fim de ajudar os leitores na saga de reduzir o impacto das altas no bolso, Paula Sauer, planejadora financeira e professora de Economia Comportamental na ESPM SP, deu dicas:

• Busque nessa fase receitas em que se possa substituir o arroz por outro cereal de mesmo valor nutritivo.

• Mude as marcas dos itens que tiveram alta, para outras mais baratas, que muitas vezes oferecem a mesma qualidade de produto.

• Compre o produto a granel, quando possível.

• Compre em grandes armazéns distribuidores.

• Outra possibilidade é se juntar a vizinhos e comprar as mercadorias no atacado. Os preços podem compensar.

• Vale a pena pesquisar preços também. Em uma busca simples, o consumidor encontrará o mesmo produto com diferentes preços em supermercados distintos.