Jornal Povo

Em protesto, cinemas e teatros do Rio decidem não reabrir nesta segunda-feira

Apesar do anúncio da reabertura de cinemas, teatros e anfiteatros no Rio a partir de segunda-feira, como informou o prefeito Marcelo Crivella, os exibidores da cidade decidiram que não vão reabrir. A decisão foi tomada por causa da proibição da comercialização de comidas e bebidas imposta pela prefeitura na medida de liberação das salas.

“O que nos diferencia de praças de alimentação de shoppings?”, questionaram, afirmando que a prefeitura surpreendeu ao ir contra “o que estava aprovado nos protocolos firmados com a área técnica do governo”.

Ontem, ao anunciar as novas medidas, o prefeito Marcelo Crivella admitiu que a prefeitura não tem capacidade de fiscalizar todo o Rio e pediu “consciência” ao cidadão. Crivella também falou que estuda autorizar público nos estádios de futebol . Segundo ele, essa pode ser uma forma de esvaziar as praias, que registram aglomerações apesar da proibição de permanência na areia.

Veja as principais mudanças anunciadas

Bares e restaurantes – Proibida, após as 22h, a comercialização de bebidas alcoólicas para clientes que estejam em pé na área externa do estabelecimento. A medida vista coibir aglomeração nas ruas.

Comércio – Lojas de comércio de rua, incluindo galerias e centros comerciais, podem abrir com horário de funcionamento livre, com limite de capacidade simultânea máxima de 4m² por pessoa ou 2/3 da capacidade.

Cultura – A partir de segunda-feira, dia 14: cinemas, teatros e anfiteatros permitidos com 50% da capacidade e com assento numerado. Vedada a comercialização e o consumo de alimentos e bebidas.

Ambientes abertos – Com as novas medidas, fica proibido estacionamento na orla do Rio aos sábados, domingos e feriados.

Fonte: Jornal Extra