Jornal Povo

Carros são rebocados da orla do Rio pela prefeitura; apenas moradores podem estacionar próximo às praias

A manhã deste domingo (13) começou com diversos carros sendo rebocados da orla do Rio de Janeiro. Decretos municipal e estadual proibiram o estacionamento de veículos particulares nas proximidades das praias da cidade, numa tentativa de diminuir o fluxo de pessoas que estão se aglomerando, contrariando as regras de isolamento social, à beira-mar.

Somente no sábado (12), pelo menos 86 veículos foram rebocados pelos agentes da prefeitura da orla. Apenas moradores da região podem estacionar os veículos particulares na região.

Os decretos entraram em vigor na sexta-feira (11). Eles estabelecem que a orla não pode ser usada para estacionar veículos particulares. A medida é válida para sábados, domingos e feriados em todas as praias que vão do Leme ao Pontal.

A restrição do estacionamento é uma tentativa de reduzir a aglomeração nas praias. Cariocas e turistas seguem desrespeitando as regras de isolamento social. Na atual fase 5 de flexibilização, o banho de mar é permitido, mas a permanência na faixa de areia segue proibida.

As regras têm como objetivo reduzir a transmissão do novo coronavírus. Até este sábado (12), o estado do Rio de Janeiro já somava quase 17 mil mortos vítimas da Covid-19. Mais de 10 mil destas mortes ocorreram na capital fluminense.

De acordo com o decreto da prefeitura, na atual fase 5 da flexibilização do isolamento social, estão permitidas na faixa de areia:

  • Circulação de ambulantes (entre 7h e 18h)
  • Atividades físicas, mas com uso obrigatório de máscaras

Seguem proibidos, além da permanência de banhistas na faixa de areia:

  • Venda de bebida alcoólica
  • Altinha
  • Aluguel de cadeiras e barracas