Jornal Povo

Ausência de Nenê abre espaço para nova chance de Ganso, 12º jogador de Odair no Fluminense

Priorizando a Copa do Brasil, onde enfrenta o Atlético-GO na próxima quinta-feira valendo vaga nas oitavas de final do torneio, o Fluminense decidiu poupar alguns jogadores contra o Sport neste domingo, às 20h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entre eles está Nenê, que sequer viaja com o grupo na manhã deste sábado para Recife. Ausência que abre espaço para uma rara chance de Paulo Henrique Ganso como titular em 2020.

Artilheiro do Brasil na temporada com 17 gols, Nenê participou de 31 dos 35 jogos do Fluminense no ano e tem dado poucas brechas para Ganso, que virou uma espécie de 12º jogador de Odair Hellmann. O camisa 10 é o mais acionado pelo treinador nas substituições, saindo do banco 19 vezes. Mas como titular foram apenas duas oportunidades até aqui: na derrota por 3 a 0 para o Volta Redonda, no Campeonato Carioca, e na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, no Brasileiro, quando teve boa atuação.

A terceira chance de começar uma partida chega em um novo momento para o meia. Se antes ele vinha sendo criticado por torcedores e pela imprensa, agora vem de uma sequência positiva: além do jogo contra o Athletico-, entrou bem em jogos recentes, como contra o Figueirense, na Copa do Brasil, quando criou a jogada que terminou no pênalti sofrido por Yago; no clássico com o Vasco, deu a assistência para o gol de Fred; e diante do Atlético-GO, quando ajudou o time a ter mais a bola no ataque até buscar o gol da vitória.

Em 21 jogos em 2020, Ganso soma 650 minutos, mas no Campeonato Brasileiro foram só 208, o que fazem dele apenas o 19º jogador do Fluminense em minutagem na Série A. Apesar do pouco tempo, ele tem números positivos de acordo com dados do site “Sofascore”: é o líder do time em aproveitamento nos passes entre os jogadores que atuaram pelo menos 90 minutos, com 92,8% de acerto, seguido por Dodi (89,8%) e Digão (86,6%); além de ter a melhor média do quesito no campo ofensivo.

No ano passado, Ganso também se destacou no fundamento e chegou, inclusive, a ser líder de passes rasteiros para finalizações, sua especialidade, no Brasileiro. Mas seus companheiros de ataque não conseguiam converter as chances em gol, e ele terminou o campeonato com apenas uma assistência.

Camisa 10 tem bons números de acertos de passe no Brasileiro — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC
Camisa 10 tem bons números de acertos de passe no Brasileiro — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

Uma das contratações mais celebradas pela torcida do Fluminense nos últimos anos, Ganso chegou ao clube em fevereiro de 2019 com status de candidato a ídolo e até agora acumula 68 jogos, cinco gols e três assistências com a camisa tricolor. Números que ele vai tentar aumentar neste domingo na Ilha do Retiro. Odair ainda vai comandar um último treino na tarde deste sábado, no Arruda, onde irá definir o time titular que enfrentará o Sport. E o camisa 10 está na expectativa.