Jornal Povo

Governo do RJ prorroga medidas restritivas até 6 de outubro

O governador em exercício do RJ, Cláudio Castro (PSC), prorrogou, até o dia 6 de outubro, algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19 no estado.

O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (18).

Segundo o decreto, seguem suspensas a realização de eventos com a presença de público, como shows, além da permanência nas praias.

Pelas próximas semanas, também fica proibido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro. Só poderão estacionar os proprietários de carros que morem na região.

Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, fica tomada por banhistas neste domingo (13) — Foto: Pilar Olivares/Reuters
Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, fica tomada por banhistas neste domingo (13) — Foto: Pilar Olivares/Reuters

Restrição a bares

O decreto mantém a alteração do funcionamento de bares e restaurantes, que podem continuar atendendo o público com metade da sua capacidade de lotação, até 1h, mas com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em ambiente externo depois das 22h.

Ficam autorizados os serviços de consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente acomodados e sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de um metro.

Música ao vivo e sistema self-service seguem suspensos.

Retorno das escolas

A previsão de retorno das aulas na rede estadual de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior, continua para o dia 5 de outubro.

A retomada acontecerá em regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura.

Reabertura de estádios

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (18) a volta do público aos jogos no Maracanã.

A primeira partida com torcida será no dia 4 de outubro, entre Flamengo e Athletico Paranaense, segundo o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

O jogo terá a presença de 20 mil torcedores, o que representa 1/3 da capacidade total do estádio. Essa é uma das regras da prefeitura para a volta dos torcedores ao estádio, de acordo com Crivella. .

A prefeitura informou que a abertura do Maracanã será um teste para a volta dos torcedores também aos outros estádios, como o Engenhão e São Januário, mas a data da reabertura não foi anunciada.

Índices pioram

A mais recente edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na quinta-feira (17), porém, mostra que houve piora em alguns índices relacionados à doença no RJ.

Nesta sexta (17), após 17 dias em tendência de queda ou estabilidade, a média móvel de mortes por Covid voltou a subir: 36%, na comparação com duas semanas atrás.

Pela primeira vez desde o pico da pandemia, na primeira quinzena de maio, houve aumento de internações no Município do Rio por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o governo do estado.

Também pela primeira vez, não houve queda sustentada de internações e de óbitos por coronavírus nas áreas identificadas pelo governo como Região Metropolitana 1 e 2, que englobam a capital, a Baixada Fluminense e a área de Niterói e São Gonçalo, que concentram 70% da população do RJ.

Bandeira amarela em oito regiões

Segundo a última nota técnica e o painel de indicadores sobre a pandemia de coronavírus, entre as nove regiões em que o estado é dividido, oito estão classificadas com bandeira amarela, que indica baixo risco para a doença: Metropolitanas I e II, Baía da Ilha Grande, Médio-Paraíba, Centro-Sul, Baixada Litorânea, Noroeste e Serrana.

Cerca de 94% da população fluminense encontram-se nestas regiões.

Evolução do mapa de Risco para Covid no estado do RJ — Foto: Divulgação
Evolução do mapa de Risco para Covid no estado do RJ — Foto: Divulgação

Fonte: G1