Jornal Povo

Quarto dia de testagem de moradores do Alemão para Covid tem queda na média de resultados positivos

No quarto dia da campanha que pretende realizar um total de cinco mil testes da Covid-19 em moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, a média de resultados positivos identificados pelos pesquisadores diminuiu de quase 50% para aproximadamente 35%.

Até o momento, foram realizados 703 testes pela plataforma Dados do Bem. Desse número, 26% apresentaram o resultado positivo, mas apenas 9% tiveram o IGM positivo, ou seja, apenas 16 pessoas estavam infectadas no momento do exame. Os dados são da última quinta-feira (17).

O resultado desse quarto dia de testes demonstra uma queda na proporção de infectados pelo novo coronavírus.

No primeiro dia de testagem no Alemão, os pesquisadores recolheram material de 63 pessoas. Desse grupo, 10 (16%) estavam contaminadas. Outras 20 (30%) já tiveram Covid-19. Ou seja, quase 50% das pessoas testadas no primeiro dia já tiveram ou ainda têm a doença.

Procedimento

Os testes são totalmente gratuitos e, caso um paciente receba o resultado positivo, ele pode chamar até outras cinco pessoas com as quais teve contato para se submeter ao mesmo exame.

O objetivo é fazer cinco mil testes na localidade até o próximo dia 28.

Segundo Renê Silva, da ONG Voz das Comunidades, não houve iniciativas do poder público para conter o avanço do novo coronavírus no Complexo do Alemão.

Ainda de acordo com ele, um gabinete de crise que une a Voz das Comunidades, Mulheres do Alemão e coletivo Papo Reto foi montado para dar orientações e distribuir cestas básicas, kits de higiene e água aos moradores.

Mais testes

Além dos testes feitos no Complexo do Alemão, fruto de uma parceria com o Voz das Comunidades e a Cruz Vermelha Brasileira, o Dados do Bem também realizou campanhas na sede da Cruz Vermelha, no Centro do Rio, em Niterói, Campos dos Goytacazes, Goiânia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Os testes também acontecem no Complexo da Maré, onde o Dados do Bem faz parte da iniciativa “Conexão Saúde”, que envolve Redes da Maré, SAS Brasil, União Rio, Cruz vermelha e Fiocruz.

Fonte: G1