Jornal Povo

Para aprovar embaixadores, senadores querem ouvir Araújo sobre visita de Pompeo a Roraima

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi convidado a explicar na Comissão de Relações Exteriores do Senado suas declarações a respeito da visita de Mike Pompeo, secretário americano, a Roraima.

O convite foi feito pelo presidente da comissão, senador Nelson Trad, que confirmou a informação ao blog nesta segunda-feira (21).

“Eu mesmo liguei e disse a ele que ele precisava ir ao Senado explicar o que houve. Ele disse que podia marcar, e marcamos para quinta-feira.”

O convite a Araújo ocorre após pressão de um grupo de senadores, que querem marcar posição crítica ao apoio do ministro ao que Rodrigo Maia classificou como “afronta” à tradição diplomática brasileira. Na visita a Roraima, junto com Araújo, o secretário de Trump fez críticas ao governo venezuelano.

Pompeo afirmou que os Estados Unidos querem “representar as pessoas da Venezuela” e que a missão do país é “assegurar que a Venezuela tenha uma democracia”. “Não devemos esquecer que ele está destruindo seu próprio país e também é um traficante de drogas. Está impactando na vida dos americanos.”

Senadores ameaçaram não analisar os nomes de 32 diplomatas indicados pelo governo para chefiar embaixadas brasileiras no exterior e representações em agências internacionais.

Mas Trad disse ao blog que conseguiu contornar a pressão, inclusive com a resposta de que Araújo irá ao Senado se explicar.

“Queriam cancelar as sabatinas, mas achei que o desgaste seria muito maior. Os embaixadores precisam ocupar seus postos. E o ministro se colocou para dar explicações”.

Estão previstas as sabatinas de indicados para as embaixadas do Brasil em Israel, Argentina, África do Sul, Dinamarca e Chile, entre outras. As arguições serão divididas em três reuniões do colegiado ao longo do dia.

Fonte: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.