Jornal Povo

Entenda as razões da confiança da diretoria do Fluminense no trabalho de Odair Hellmann

O técnico Odair Hellmann foi um dos principais alvos da torcida após a eliminação do Fluminense na Copa do Brasil para o Atlético-GO, na última quinta-feira. Além de críticas nas redes sociais, o treinador teve o nome citado em protestos no desembarque, junto com os do presidente, Mário Bittencourt, e do diretor executivo de futebol, Paulo Angioni.

Embora na dinâmica do futebol brasileiro situações como essas correm risco de mudar em dias, a diretoria não pense na interrupção do trabalho do técnico neste momento, apesar da crescente insatisfação dos torcedores e até de correntes internas no clube.

Em 37 jogos no comando do Fluminense, Odair tem um aproveitamento de 53,1%, com 17 vitórias, oito empates e 12 derrotas.

Mesmo com as saídas precoces tanto na Copa do Brasil quanto na Sul-Americana, a cúpula do futebol acredita que Odair ainda tem capacidade de realizar uma campanha sólida no Brasileirão. Listamos as razões que fazem a diretoria descartar uma demissão e dar um voto de confiança ao trabalho do treinador:

Retrospecto no Inter

A consistência de resultados de Odair no Inter foi uma das principais razões de sua contratação pelo Fluminense. O treinador pegou o clube gaúcho em dificuldades, retornando da Segunda Divisão e, em quase um ano e 11 meses, obteve 61 vitórias, 27 empates e 28 derrotas (um aproveitamento de 60,34%). Não conquistou títulos, mas levou o time à classificação para a Libertadores. A diretoria confia que esta solidez pode fazer o Fluminense ter um Brasileirão sem drama de luta contra o rebaixamento e, quem sabe, brigar por objetivos maiores.

Mário Bittencourt e Odair Hellmann em treino do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
Mário Bittencourt e Odair Hellmann em treino do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Gestão do vestiário

Outro ponto que pesou para sua contratação no início do ano foram as informações recebidas de ser um bom administrador de vestiário. O que a diretoria entende que esteja acontecendo no Fluminense. O treinador, chamado de “Papito” por todo o elenco, tem bom relacionamento com os jogadores e tem conseguido manter um ambiente positivo e evitar vaidades, com o desafio de ter que lidar com atletas badalados no banco de reservas, como são os casos de Ganso e Fred. Vale lembrar que ano passado, por exemplo, Ganso chegou a ter problema de relacionamento com Oswaldo de Oliveira.

Ganso Odair Hellmann Fluminense x Vasco Maracanã — Foto: André Durão/ge
Ganso Odair Hellmann Fluminense x Vasco Maracanã — Foto: André Durão

Trabalho com jovens

Os anos de formação como treinador nas categorias de base do Inter no currículo também pesam a favor do técnico. Em um Fluminense com dificuldades financeiras, a diretoria acredita que Odair tenha capacidade de identificar potenciais dos jogadores formados em Xerém para que possam ser utilizados no time principal. Curiosamente, torcedores colorados reclamavam que o técnico aproveitava pouco os jovens revelados pelo clube.

Indicações de reforços

As conversas da diretoria com Odair sobre reforços também mostram que não há o pensamento de interrupção de trabalho no momento. Inclusive, o recém-contratado Danilo Barcelos e Lucca, próximo de acertar com o clube, foram indicações do treinador. para a sequência da temporada.

Exemplo do passado

Por fim, a diretoria entende que uma mudança de comando só atrapalharia os rumos do time, usando o passado recente como exemplo. Nos últimos cinco anos, o clube trocou 15 vezes de treinador, uma média de três por temporada, e o time só ganhou a Primeira Liga em 2016 e não conquistou nenhum título de expressão e sequer ficou entre os 10 primeiros no Campeonato Brasileiro.

Fonte: GloboEsporte