Jornal Povo

Em um ensolarado São Januário, Fernando Miguel garante 1 a 1 entre Vasco e RB Bragantino

11h da manhã, primavera carioca: sol forte, temperatura de 32 e sensação de 34º​C. Vasco, bem no Brasileiro, recebeu o Red Bull Bragantino, na zona de rebaixamento, e ficou no 1 a 1. Sem peças importantes como Benítez e Andrey, o Cruz-Maltino careceu no setor de criação, mas conseguiu fazer jogo bem parelho com o jovem time do interior paulista e contou com dia inspirado de seu arqueiro. O jogo marcou a volta do técnico Ramon Menezes à beira do gramado, após isolamento pela Covid-19.

Logo no início da partida, os donos da casa mostraram que a eliminação da Copa do Brasil faz parte do passado e foco agora é no torneio de pontos corridos. Aos dois minutos, o Vasco, por intermédio do volante Juninho, cruzou pela esquerda e encontrou o artilheiro Germán Cano que, praticamente sozinho, testou para fora.

No entanto, o verdadeiro caminho do time rumo ao ataque não fora pela esquerda, mas sim pela direita, pelos pés do atacante Vinícius, aposta de Ramon para a partida, aberto pela ponta. Num desses lances, em belo cruzamento, o camisa 49 encontrou Talles Magno, que completou para a rede, mas teve seu gol anulado por estar claramente impedido.

As investidas do time de Bragança Paulista eram concentradas na esquerda. Após a parada técnica, o Massa Bruta voltou melhor que o Vasco; tanto que isso originou um dos lances capitais do jogo: em bola pela direita, o juiz viu – corretamente e sem auxílio do VAR – o volante Bruno Gomes fechar a passagem do cruzamento com um dos braços. Pênalti. O segundo, diga-se, em dois jogos do Vasco.

Foi aí que começou a brilhar Fernando Miguel. Talvez cauteloso por já ter defendido duas penalidades e tê-las visto voltar, o camisa 1 esperou em cima da linha até o último instante e jogou para escanteio a batida de Alerrandro, rasteira, quase no meio, que, sem tirar os méritos de quem defende, foi mal cobrada.

O jogo estava tão igual que, no intervalo, a posse de bola de ambos era de praticamente 50% e cada um teve 5 finalizações.

No reinício do jogo, semelhante ao que ocorreu no primeiro tempo, o Vasco se impôs, só que, desta vez, colheu frutos aos 4 minutos: pela esquerda, em cruzamento rasteiro, Juninho achou Vinícius, que, fechando, tomou a frente do defensor e só precisou empurrar para o fundo das redes de Júlio César.

Vinícius, camisa 49, só empurra a bola para abrir o placar para o Vasco contra o Red Bull Bragantino
Vinícius, camisa 49, só empurra a bola para abrir o placar para o Vasco contra o Red Bull Bragantino Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Vasco 1, Bragantino 0.

Mas sabe aquela história de “não teve tempo nem de comemorar”? Pois bem: saída de bola, coisa de nem 10 segundos depois, Bruno Tubarão levou até a linha de fundo esquerda e cruzou rasteiro para trás, achando Alerrandro. O camisa 9 fez o pivô e rolou na entrada da área para o Lucas Evangelista. Quase sem marcação e de frente para o gol, o meia chapou, colocando a bola no canto direito de Fernando Miguel.

Jogadores do Red Bull Bragantino comemoram após gol de empate do meia Lucas Evangelista contra o Vasco
Jogadores do Red Bull Bragantino comemoram após gol de empate do meia Lucas Evangelista contra o Vasco Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Vasco 1, Bragantino 1.

O Cruz-Maltino pareceu sentir o golpe. Após o tento paulista, o time de Bragança comandou o jogo e esteve bem mais perto da virada do que o Vasco, do desempate.

Aos 31 minutos, Fernando Miguel se tornou definitivamente heroi: Claudinho ganha a jogada no meio e deixa com Tubarão na esquerda, partindo num contra-ataque de dois atacantes contra um zagueiro. Assim, o atacante achou Alerrandro, completamente livre na entrada da área, que bate mal e para no arqueiro vascaíno.

Nitidamente, com a aproximação do final do jogo, os dois times demonstraram cansaço no surrado gramado de São Januário. Nessa altura da partida, a sensação térmica já chegava aos 36º​C.

Bastou caminhar para a conclusão da partida. Com um ponto para cada um, o Vasco chega aos 18 e alcança momentaneamente a 4ª posição. Já o Bragantino, com o empate e, agora, seus 11 pontos, não consegue sair da zona de rebaixamento, mas, ao menos, ganhou uma posição, até o momento, e é o 17º colocado.

Fonte: Jornal Extra