Jornal Povo

Fim de semana violento na Costa do Sol deixa dois mortos e 16 feridos em Arraial do Cabo e Quissamã

O fim de semana foi de terror em duas cidades da Costa do Sol do Rio. No sábado, uma briga entre traficantes de facções rivais de Cabo Frio e de Arraial do Cabo deixou um morto cinco banhistas feridos na Praia da Prainha, uma das mais movimentadas de Arraial. No domingo, em Quissamã, bandidos em dois carros e uma moto abriram fogo contra rivais que participavam de uma festa em uma rua do bairro Caxias. Um cachorro acabou sendo baleado e morreu.

Fontes na cidade contaram que o alvo era um homem conhecido pelo apelido Bodinho, de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que havia ido comemorar seu aniversário em Quissamã. Bodinho teria saído da cadeia há pouco tempo. Onze pessoas que estavam no local do tiroteio ficaram feridas, sem gravidade. Dez foram levados para o Hospital Geral Maria Mariana de Jesus, do município, e dois fugiram. Seriam cúmplices de Bodinho. Não havia crianças na festa.

– Foi um terror. Dispararam muitos tiros. As pessoas foram pegas de surpresa e começaram a tentar se proteger. Muitos saíram correndo – contou uma pessoa que mora perto do local onde foram disparados os tiros.

Presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol e da Federação estadual dos Conventions Bureau, Marco Navega disse estar preocupado com a situação e que, no momento em que o turismo começa a ser revitalizado na região, isso pode ser um duro golpe. Ele atribuiu à pandemia a presença de tantos criminosos na Costa do Sol.

– Até pouco tempo atrás isso era um “privilégio” do Rio e da Região Metropolitana, mas estamos no meio de um problema social no estado, no país inteiro. Mas, no Rio de Janeiro, a pandemia, além de botar essas pessoas isoladas do tráfico, fez os caras saírem um pouco mais do Rio e buscarem outras alternativas para o negócio deles não parar. Olha que coisa absurda! Eles têm um negócio paralelo e querem se manter vivos. E o tráfico acompanha o fluxo. E o consumo de drogas agora está em todas as camadas sociais, inclusive dentro das próprias comunidades – analisou.

Navega disse que participará de uma audiência na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no próximo dia 30, no Fórum de Desenvolvimento, cujo tema será Turismo de Saúde. No mesmo dia participará de uma reunião do Conselho de Turismo da Costa do Sol.

– Certamente vou abordar o assunto nesses encontros. Uma pena que municípios com expressão para o turismo, como Arraial do Cabo, estejam vivendo uma situação dessa. Quem visita o nosso município não quer vir aqui para levar tiros. Quer vir conhecer a nossa beleza, sair de casa e, quando você lê uma matéria dessa, afasta todo mundo – comentou Navega.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o policiamento no bairro Caxias foi reforçado após os disparos que deixaram 11 feridos.

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na madrugada deste domingo (27/09), policiais militares do 32º BPM (Macaé) foram acionados para verificar ocorrência de homicídio no bairro de Caxias, em Quissamã. Chegando ao local, o fato foi constatado pelos policiais militares e um homem foi encontrado caído ao solo. A área foi isolada e a perícia acionada. Ainda no endereço indicado, os agentes foram informados de que durante a ação dos criminosos, 11 pessoas também foram atingidas por disparos de arma de fogo, sendo socorridas para o Hospital Maria Mariana de Jesus por populares. As vítimas não correm risco de vida. Posteriormente, a equipe policial foi até a unidade de saúde, onde contatou-se o fato. O policiamento no bairro segue reforçado. Ocorrência encaminhada para a 130ª DP (Quissamã)”.

Já a Secretaria de Saúde de Quissamã informou que dez, e não 11 pessoas, foram levadas para o Hospital municipal Mariana Maria de Jesus, na madrugada de domingo. Segundo nota, seis já foram liberadas e quatro permanecem internadas, com quadro estável.

Fonte: Jornal Extra