Jornal Povo

Prefeitura do Rio inicia vacinação contra a raiva na quinta-feira para imunizar 500 mil cães e gatos

Rio – A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, garantirá a imunização de 500 mil cães e gatos contra a raiva com a campanha antirrábica 2020, que começa nesta quinta-feira. Neste ano, a novidade são os 11 postos de atendimento em sistema drive thru espalhados pela cidade, medida que vai ampliar o acesso da população de forma segura.

Todos os endereços e outros detalhes estão na página da vigilância sanitária /Foto: Reprodução

Receberão postos desse tipo: Barra da Tijuca, Copacabana, Campo Grande, Deodoro, Guadalupe, Ilha do Governador, Irajá, Madureira, Pavuna, Tijuca e Santa Cruz. O atendimento será às quintas, sextas e sábados, sempre das 9 às 17 horas, de acordo com as datas previstas no calendário da campanha.

“Precisamos da ajuda de todos para cumprir com essa agenda tão importante para a cidade. Com os postos em sistema drive thru, nossos bichinhos serão atendidos sem sair do carro”, destaca a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Dividida em cinco etapas que cobrem todo o município, o programa “Se liga, bicho! Raiva é caso sério” conta ainda com 350 pontos fixos e outros cinco itinerantes. A primeira etapa começa na sexta-feira (02/10), em Santa Cruz e Guaratiba. Para os pontos fixos e volantes, a vacinação ocorre às sextas-feiras e sábados, conforme as datas da etapa no calendário, das 9 às 17 horas. Todos os endereços e outros detalhes estão na página da Vigilância Sanitária.

“A raiva é uma enfermidade infecciosa aguda que atinge os mamíferos, inclusive o homem. A doença apresenta taxa de mortalidade de cem por cento, daí a grande importância da campanha antirrábica anual. Tenho certeza que poderemos contar com toda a população para manter o controle da doença e contribuir com a saúde coletiva — reforça a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.

De acordo com ela, para prevenir e combater essa e outras patologias do tipo, é fundamental que haja um equilíbrio entre os três grandes pilares da saúde pública: saúde humana, saúde humana e meio ambiente. Por esse motivo, a Prefeitura do Rio trabalha de forma integrada em ações como essa.

” Por essa ser uma doença transmitida de animais para humanos, é fundamental que a população entenda a importância da vacinação e que siga as orientações da Secretaria Municipal de Saúde”, avalia o secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas.

A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais. Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana do Rio de Janeiro desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos).

Recomendações

• Além do uso obrigatório da máscara e do respeito ao distanciamento social e das demais Regras de Ouro para os tutores, é preciso seguir orientações referentes aos animais na hora da vacinação:

• A imunização é exclusiva para cães e gatos acima de três meses de idade.

• Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.

• Os cachorros devem estar de coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas.

• Só serão vacinados os bichos que estiverem sob a tutela de maiores de 18 anos, que serão inteiramente responsáveis pela contenção dos animais.

• Não é permitida a cessão de doses da vacina para a população.

• Para quantitativos acima de vinte animais, a solicitação para vacinação deve ser registrada na Central 1746. Os responsáveis devem informar nome e telefone para contato, a quantidade e o endereço. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses entrará em contato para fazer o agendamento para esses grupos.

• Até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.

Cronograma postos de atendimento drive thru

Barra da Tijuca | Copacabana | Campo Grande | Deodoro | Guadalupe | Ilha do Governador | Irajá | Madureira | Pavuna | Tijuca | Santa Cruz

1ª Etapa – 01, 02 e 03/10
2ª Etapa – 22, 23 e 24/10
3ª Etapa – 05, 06 e 07/11
4ª Etapa – 03, 04 e 05/12
5ª Etapa – 17, 18 e 19/12

Cronograma postos fixos e volantes

1ª Etapa – 02 e 03/10 – Santa Cruz e Guaratiba
2ª Etapa – 23 e 24/10 – Bangu e Campo Grande
3ª Etapa – 06 e 07/11 – Madureira, Guadalupe, Jacarepaguá e Barra da Tijuca
4ª Etapa – 04 e 05/12 – Ramos, Penha, Inhaúma, Engenho de Dentro e Irajá
5ª Etapa – 18 e 19/12 – Centro, Zona Sul, São Cristóvão, Tijuca, Vila Isabel e Ilha do Governador

Vacina antirrábica

A campanha antirrábica animal é feita com a vacina distribuída pelo Governo Federal aos estados, que fazem o repasse aos municípios. Em 2019, porém, o insumo não foi entregue inviabilizando a campanha anterior. Mesmo sem o repasse de vacinas, o município do Rio imunizou no ano passado mais de 33 mil animais com a reserva técnica de doses da campanha de 2018. Em 2020, a Vigilância Sanitária começou o ano com cerca de mil vacinas mantidas em estoque, para a necessidade de um trabalho perifocal, que são atuações preventivas em que a Prefeitura promove a vacinação em regiões onde há casos de morcegos contaminados.

Fonte: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.