Jornal Povo

TCM: obra de recapeamento do Aterro do Flamengo aumentou número de acidentes por má qualidade do asfalto

Relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM) mostra que a Prefeitura do Rio utilizou material inadequado no recapeamento das pistas do Aterro do Flamengo, em outubro de 2019. Segundo o documento, a aplicação de selante asfáltico foi responsável por um aumento do número de acidentes, principalmente em dias chuvosos, causando ainda um prejuízo de R$ 154 mil aos cofres públicos.

O TCM não só pede a troca do material pela prefeitura como decidiu apurar a responsabilidade do dano. Na primeira quinzena de novembro do ano passado, ocorreram cinco acidentes com nove ônibus próximo à Avenida Oswaldo Cruz.

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas. Em 17 de novembro, dois homens numa moto morreram após o piloto perder o controle em frente ao Museu Histórico Nacional, num trecho também recapeado. Na época, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação e a empresa Betuseal, que prestou o serviço, negaram os riscos. Mas o relatório do TCM, que teve como base estudos da Coppe/UFRJ, constatou que o selante aplicado reduziu a resistência à derrapagem e o atrito entre pneus e o pavimento.

A secretaria informou ontem que aguarda uma notificação oficial e que segue à disposição para prestar esclarecimentos técnicos.

Fonte: Jornal Extra