Jornal Povo

Cláudio Castro prorroga medidas restritivas no Rio até 20 de outubro

Em edição extraordinária do Diário Oficial, publicada nesta terça-feira, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, prorrogou algumas medidas restritivas adotadas durante o combate à pandemia da Covid-19 até o dia 20 de outubro. Atividades com presença de público que envolvam aglomeração – como eventos despostivos, comícios e passeatas – continuam proibidas.

Segundo o decreto, a volta dos torcedores aos estádios de futebol terá uma legislação específica e pode ser realizado seguindo os protocolos avaliados pela Autoridade Sanitária Municipal e a Secretaria estadual de Saúde. No mesmo contexto se encaixam apresentações de música ao vivo, exceto boates, rodas de samba e quadras de escolas de samba. Elas devem ser realizadas em espaços abertos ao ar livre, com capacidade total de público igual o superior a três mil pessoas, respeitando o limite de um terço desse público (mil pessoas). A montagem de pistas e espaços de dança está vetada.

Continua probido o consumo de bebida alcoólica em ambientes externos de bares e restaurantes após as 22h. O consumo é autorizado apenas para clientes sentados em mesas e cadeiras nas áreas internas e externas, respeitando o distanciamento mínimo de um a dois metros.

De acordo com o governo estadual, a última nota técnica e o painel de indicadores sobre a pandemia de coronavírus mostram que entre as nove regiões em que o estado é dividido, oito estão classificadas com bandeira amarela, que indica baixo risco para a doença: Metropolitanas I e II, Baía da Ilha Grande, Médio-Paraíba, Norte, Baixada Litorânea, Noroeste e Serrana.

Fonte: Jornal Extra