Jornal Povo

Governo exonera Otávio do Rêgo Barros, após anunciar extinção do cargo de porta-voz

A Casa Civil da Presidência da República exonerou nesta quarta-feira Otávio do Rêgo Barros do cargo de porta-voz da Presidência. A extinção do posto foi anunciada em agosto, pela Secretaria de Governo (Segov) e pelo Ministério das Comunicações, mas só foi efetivada na manhã de hoje.

Em junho, o presidente recriou o Ministério das Comunicações, chefiado por Fábio Faria, ao editar a medida provisória (MP) 980. A estrutura de comunicação do governo foi deslocada da Segov, do ministro Luiz Eduardo Ramos, para a nova pasta.

“Diante de toda reestruturação da Comunicação do Governo, o cargo de porta-voz da Presidência da República será desativado em novo decreto a ser publicado nas próximas semanas”, informou o texto, na ocasião.

Especulava-se no Palácio do Planalto que ele assumiria um cargo na Casa Civil, chefiada pelo também general da reserva Walter Braga Netto, mas o Diário Oficial da União desta quarta traz apenas sua exoneração.

O porta-voz assistia desde o fim de 2019 ao esvaziamento dos seus poderes como interlocutor do presidente no Planalto. Na época, a mudança na estratégia de comunicação de Bolsonaro, que passou a dar declarações diárias a jornalistas na porta do Palácio do Alvorada, ajudou a sepultar os briefings antes praticamente diários do porta-voz no Planalto.

No início deste ano, um ministro do governo afirmou, em reservado, que Rêgo Barros estava “na geladeira”. Em fevereiro que integrantes do governo já chegaram a conversar sobre uma possível extinção do cargo. Mas, para evitar crises com a ala militar, o assunto foi deixado de lado na ocasião.

Fonte: Jornal Extra