Jornal Povo

Rivais nesta quarta, Fred e Rafael Moura cultivam amizade de longa data e parceria com títulos

O duelo entre Fluminense e Goiás pela 14ª rodada do Brasileirão, marcará também o confronto de dois camisas 9 que são amigos de longa data: Fred e Rafael Moura. Os centroavantes, além de contemporâneos – ambos têm 37 anos -, são conterrâneos, de Minas Gerais. Rivais nesta quarta-feira, os dois estão mais acostumados a serem companheiros de equipe. Jogaram juntos de 2011 a 2012 no Fluminense e em 2017 no Atlético-MG. E conquistaram títulos juntos em ambos os clubes.

Os dois se conheceram como adversários nas categorias de base em Belo Horizonte. Fred, no América-MG, Rafael Moura, no Galo. A amizade se estreitou na rápida passagem de He-Man pelo futebol francês em 2008, quando Fred atuava pelo Lyon. Mas foi virar uma relação quase fraterna quando os dois se reencontraram no Fluminense, onde viveram a melhor fase e foram campeões cariocas e brasileiros em 2012.

– O Rafa é um amigo pessoal meu lá de Belo Horizonte. Ficamos muito amigos, de nossas famílias frequentarem um a casa do outro no Rio quando ele veio para o Fluminense – conta Fred.

– Sempre nos enfrentando em jogos de juniores. E nos aproximamos mais quando jogamos na França. Nos jogos que jogamos contra sempre batíamos um papo, por termos a mesma idade e ter as referências de Minas Gerais. E quando eu fui para o Fluminense em 2011 é que nos tornamos quase irmãos. Nos falávamos todos os dias – completou Rafael Moura.

Fred e Rafael Moura em treino pelo Fluminense em 2011 — Foto: Nelson Perez / FFC
Fred e Rafael Moura em treino pelo Fluminense em 2011 — Foto: Nelson Perez / FFC

Rafael Moura saiu do Fluminense em agosto de 2012 e Fred seguiu no clube até 2016. Os dois voltaram a ser companheiros de equipe no ano seguinte, no Atlético-MG. No Galo, voltaram a comemorar títulos juntos, o campeonato mineiro daquela temporada.

– Quando fui para o Inter em 2013 sempre nos falávamos. Fizemos uma amizade muito bacana, com a família também. Em 2017 nós dois no Atlético-MG era muita resenha, muita coisa legal. Sempre trocamos ideia, conversamos por telefone, whatsapp, temos gostos parecidos, por bicicleta, jet ski, lancha… Sempre estamos nos falando – recordou He-Man.

Em 2018, ambos tomaram caminhos distintos, mas ainda em Minas Gerais. Fred seguiu para o Cruzeiro e Rafael Moura foi para o América. Mas sempre mantendo o contato. A vez mais recente que se falaram, porém, foi por um motivo triste: o falecimento de Dona Júnia, mãe de Rafael, após batalha contra um câncer.

– Nós mantemos contato. Falei com ele recentemente por causa da triste notícia do falecimento da tia Júnia (mãe de Rafael). Tenho um carinho muito especial não só por ela, como pelo pai e pela família inteira, pelo tratamento que eles sempre me deram, para meus filhos, minha esposa. Sempre fui tratado como um filho. O Rafa é muito forte, tenho certeza que ele vai superar e a Dona Júnia vai estar dando forças para ele com as lembranças que deixou. Torço muito para ele em todos os aspectos – disse Fred.

Rafael Moura e a mãe, Júnia Moura — Foto: Comunicação/Goiás
Rafael Moura e a mãe, Júnia Moura — Foto: Comunicação/Goiás

Dez anos depois, novamente em um Goiás x Fluminense

Com carreiras longevas no país, os dois se enfrentarão apenas pela quarta vez no futebol brasileiro desde que se tornaram profissionais, no começo dos anos 2000. A primeira vez foi justamente em um Fluminense x Goiás, há dez anos. Foi em um empate em 1 a 1 pelo Brasileiro de 2010. Na ocasião, o atacante do Goiás se sobressaiu no duelo particular ao marcar um gol, mas quem levou a melhor no fim daquele ano foi o Tricolor, que ficou com o título, enquanto o time esmeraldino acabou no Z-4.

Melhores momentos: Fluminense 1 x 1 Goiás pela 35ª rodada do Brasileirão 2010

Eles jogaram contra mais duas vezes, uma em 2013, em um Flu 2 x 3 Inter, em que Fred marcou, e outra no clássico mineiro Cruzeiro 1 x 0 América-MG, em 2018, onde os dois passaram em branco. No retrospecto, portanto, tudo igual em três jogos: uma vitória e um gol para cada lado.

Parceria vitoriosa

Se o confronto entre Fred x Rafael Moura aconteceu poucas vezes, a parceria “Fred E Rafael Moura” é página marcante na vida dos dois. Os centroavantes defenderam mesmos clubes em dois momentos na carreira, no Fluminense de 2011 a 2012, e no Atlético-MG em 2017.

E em ambos os períodos conquistaram títulos: campeonatos carioca e brasileiro pelo Tricolor em 2012 (He-Man deixou o Flu durante a competição nacional) e campeonato mineiro pelo Galo em 2017.  Somando as passagens pelos dois clubes, eles têm 73 jogos em comum, 35 pelo clube mineiro e 38 pelo Flu. E o retrospecto é positivo. São 32 vitórias, 14 empates e 27 vitórias.

Como ambos são centroavantes, na maior parte das ocasiões, apenas um era utilizado de cada vez. Estrela tanto no Fluminense quanto no Galo, Fred era quem mais começava jogando. Foi titular em 70 ocasiões, contra apenas 13 do amigo. Com mais minutos, é também quem tem mais gols: 39 contra 14 de He-Man.

Fred e Rafael Moura pelo Atlético-MG em 2017 — Foto: Bruno Cantini
Fred e Rafael Moura pelo Atlético-MG em 2017 — Foto: Bruno Cantini

Dupla terror dos zagueiros em 2011

Em dez ocasiões, Fred e Rafael Moura foram escalados juntos de início. Todas as vezes em 2011, quando formaram dupla titular do Fluminense durante alguns períodos do ano. O jogo mais marcante foi a vitória por 4 a 2 o Argentinos Juniors, na Argentina, em jogo com pancadaria, que rendeu uma classificação épica para as oitavas da Libertadores. O ano, inclusive, é considerado pelos dois como mais marcante da parceria:

– Melhor momento nosso foi em 2011, jogamos bastante juntos. Foi meu melhor ano em número de gols e assistências. E ele também fez bastante, apesar das características parecidas – disse o atacante do Fluminense.

– Maior momento da dupla foi a Libertadores de 2011, onde chegamos até as quartas de final. Jogávamos nós dois no ataque, fizemos muitos gols e jogadas. A zagueirada não tinha facilidade com a gente não. Nós dois, fortes, dávamos muitos encontrões nos zagueiros. E quando tentavam marcar um o outro ficava livre. Fomos também o melhor ataque do Brasileiro também – completou Rafael.

Rafael Moura e Fred pelo Fluminense em 2011 — Foto: Ralff Santos / FFC
Rafael Moura e Fred pelo Fluminense em 2011 — Foto: Ralff Santos / FFC


Em outros 28 jogos, os dois chegaram a estar juntos em campo em algum momento do jogo. Na maioria das vezes (35), porém, apenas um dos dois estava no jogo. Em 28 partidas, Rafael Moura entrou justamente no lugar de Fred, em três foi o atacante tricolor que substituiu He-Man e em outras quatro Moura entrou quando o companheiro já havia deixado o jogo.

Fluminense e Goiás se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, no estádio da Serrinha, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ocupa a oitava colocação com 18 pontos em 13 jogos, enquanto o Goiás é o lanterna com 9 pontos, mas com três jogos a menos.

Números de Fred e Rafael Moura como companheiros de clube:

  • 73 jogos como companheiros de clube (35 em Brasileiros, 14 em Libertadores, 12 em Cariocas, 7 em Mineiros, 3 na Primeira Liga e 2 na Copa do Brasil)
  • 38 partidas pelo Fluminense (2011 a 2012), 35 pelo Atlético-MG (2017)
  • Fred fez 39 gols, Rafael Moura, 14
  • Fred começou 70 jogos como titular
  • Rafael Moura começou 13 jogos como titular
  • Os dois começaram jogando juntos apenas 10 vezes
  • Em 28 jogos, os dois jogaram juntos após Rafael Moura entrar no decorrer da partida
  • Rafael Moura entrou no lugar de Fred 28 vezes
  • Fred entrou no lugar de Rafael Moura 3 vezes
  • Em quatro jogos, Rafael Moura entrou em campo após Fred já ter saído

Fonte: Ge