Jornal Povo

Aulas na rede estadual voltam dia 19 só para o 3º ano do ensino médio, diz governo

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou na manhã desta sexta-feira (10) que as aulas do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino serão retomadas de forma presencial no dia 19 de outubro. Mas a modalidade de ensino remoto seguirá a ser oferecida para o último ano.

Em entrevista no Palácio Guanabara, ele e o secretário de educação Comte Bittencout disseram ainda que alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio não vão retomar as atividades presenciais este ano.

“Não dá para falar em voltar praia e cinema e os nosso jovens estarem fora da sala de aula. A nossa meta é fazer um retorno seguro. Queremos trazer conhecimento e preparar estes jovens para a vida”, explicou Castro.

O governador e o secretário dizem que a prioridade é oferecer uma opção presencial para os estudantes que vão fazer as provas do Enem.

Segundo eles, existe um “apagão” da educação no estado, pois 411 mil estudantes da rede estadual não tiveram nenhuma atividade online durante a pandemia. A rede estadual conta com 709 mil matriculados.

“O estado não tem como interferir, é uma prova já marcada. Temos mais de 40 mil alunos que estão inscritos no ensino. Por isso vamos dar uma oportunidade presencial para os que desejarem. E também teremos o ensino remoto, que é o nosso desafio”, disse o secretário Comte.

Um novo calendário acadêmico será publicado no Diário Oficial no começo da próxima semana.

“A gente precisa preparar estes alunos para serem competitivos para o Enem e também temos que preparar os alunos dos outros anos”, disse Castro.

Segundo o governador, o protocolo tem que ser claro para que os pais tenham confiança de mandar os filhos para as aulas.

Comte admitiu que não tem como resolver o problema de baixa conexão de internet que, segundo ele, atinge 90% dos jovens.

Protocolo de segurança

Na terça (7), o blog do Edimilson Ávila já tinha adiantado algumas informações sobre o protocolo que foi definido pelo poder estadual.

As medidas foram publicadas na edição de quarta (8) do Diário Oficial e valem para os profissionais que trabalham com os alunos com o 3° ano do ensino médio, nas modalidades regular, técnico e ensino de jovens e adultos.

Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filho e pessoas com doenças crônicas não devem voltar, por estarem em um grupo mais vulnerável. Pessoas que vivem com integrantes do grupo de risco também não devem retornar. Esse grupo será identificado por meio de autodeclaração.

Também não podem voltar os servidores que testem positivo para a Covid-19 e apresentem sintomas sugestivos da doença, como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios no olfato e paladar.

Procedimentos para o retorno às aulas na rede estadual foi publicado na edição de quinta (8) no Diário Oficial — Foto: Reprodução/ Diário Oficial
Procedimentos para o retorno às aulas na rede estadual foi publicado na edição de quinta (8) no Diário Oficial — Foto: Reprodução/ Diário Oficial

Áreas de isolamento

A resolução também define regras caso exista a necessidade de isolamento de casos suspeitos. As unidades de ensino devem ter um espaço com cadeira e água e entrar em contato com as autoridades de saúde, entre outras medidas.

A limpeza e desinfecção de superfícies tocadas pelo trabalhador deve ser reforçada. O servidor poderá voltar à unidade 14 dias depois do início dos sintomas ou com a apresentação de laudo médico.

Fonte: G1