Jornal Povo

Inspirado em Messi e mirando títulos no Fluminense, joia Arthur se prepara para Brasileiro Sub-17

O torcedor do Fluminense mais atento certamente já ouviu falar no nome de Arthur Wenderroscky, jovem meia de 15 anos da base tricolor que se destaca em Xerém a ponto de pular etapas e ser considerado por muitos a maior revelação do clube desde o lateral Marcelo, atualmente no Real Madrid.

Com 95 gols marcados em 128 jogos da categoria sub-11 até a sub-15, Arthur assinou em agosto um pré-contrato que garante seu primeiro vínculo profissional em fevereiro de 2021, quando completa 16 anos.

O menino é fã de Neymar e Messi, mas pelas características em campo, se inspira no craque argentino. Até o fim da temporada, ele vai compor o forte time sub-17 do Fluminense, que se prepara para a retomada do Campeonato Brasileiro da categoria.

Mas a partir de fevereiro do ano que vem, ele fará parte do elenco profissional. Em entrevista, Arthur falou sobre a expectativa de jogar com adultos e contou como enxerga seu futuro no clube.

– Estou me preparando cada vez mais para quando subir para o profissional agarrar a oportunidade da melhor maneira possível. Quero chegar ao profissional, ganhar títulos e poder ajudar o Fluminense.

Arthur assina pré-contrato com o Fluminense — Foto: Daniel Perpetuo/FFC
Arthur assina pré-contrato com o Fluminense — Foto: Daniel Perpetuo/FFC

Conversa com Miguel e Marcos Paulo

Criado em Nova Friburgo e desde os nove anos no Fluminense, Arthur revelou ter conversado com jogadores que passaram por processos semelhantes ao dele, como Miguel e Marcos Paulo, que subiram ao time profissional com 16 e 17 anos, respectivamente.

– Cheguei a conversar com eles. Falaram que foram muito bem recebidos e que aprendem muito com todo elenco profissional. Mas sei que tudo tem seu tempo. No momento estou focado e dedicado para ajudar meus companheiros do sub-17.

Miguel comemora com Marcos Paulo em treino do Fluminense — Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Miguel comemora com Marcos Paulo em treino do Fluminense — Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Início da trajetória no sub-17

Poucos meses antes de passar ao time principal do Fluminense, Arthur se prepara para estrear no sub-17, atual campeão carioca da categoria. A equipe entra em campo no próximo domingo, no estádio das Laranjeiras, contra o Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17, que volta após sete meses de paralisação.

– Estamos muito animados, treinando muito após termos ficado muito tempo treinando só de casa. Quando se joga em Xerém você sabe que sempre vai entrar como favorito, mas não podemos desrespeitar nossos adversários. O sub-17 tem uma geração muito forte, muito vencedora e que esta construindo uma história na base. Estou muito feliz em poder fazer parte deste grupo que me recebeu muito bem.

Arthur Fluminense — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Arthur Fluminense — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Seleção sub-15

Arthur em ação pela seleção sub-15 — Foto: Thais Fernandes/CBF
Arthur em ação pela seleção sub-15 — Foto: Thais Fernandes/CBF

Em dezembro de 2019, Arthur foi camisa 10 e destaque da seleção brasileira sub-15, campeã sul-americana da categoria sobre a Argentina. Ao lado de Matheus Nascimento (que hoje, aos 16, já compõe o elenco profissional do Botafogo), a promessa tricolor conta ter passado por grande aprendizado.

– Foi uma experiência incrível. Aprendi muito e fui muito bem recebido por todos atletas e comissão. Só tenho que agradecer a eles por acreditarem no meu potencial.

“Meu maior sonho é conquistar a Copa do Mundo e fazer nosso povo mais feliz”

Arthur, do Fluminense, comemora título pela seleção brasileira sub-15 — Foto: Divulgação
Arthur, do Fluminense, comemora título pela seleção brasileira sub-15 — Foto: Divulgação

Família e primeiros passos no Fluminense

Criado em Nova Friburgo por sua mãe e seu padrasto, com mais dois irmãos, sempre muito próximos, ele conta ter voltado as atenções para o futebol desde muito cedo, aos 5 anos, até dar os primeiros passos que o levaram ao Fluminense.

– Meus maiores incentivadores foram e são meu padrasto e minha mãe. Comecei jogando em uma escolinha de futsal, depois passei pela Escolinha do Country Clube e por último foi a Escolinha do São Pedro, todas em minha cidade natal. Cheguei ao Fluminense com 9 anos através de um amistoso onde joguei pela Escolinha São Pedro.

Arthur com seu padrasto, sua mãe e seu irmão, dando os primeiros passos no Fluminense — Foto: Reprodução
Arthur com seu padrasto, sua mãe e seu irmão, dando os primeiros passos no Fluminense — Foto: Reprodução

É verdade que aos 15 anos Arthur já conquistou um título pela seleção brasileira de sua categoria, marcou quase 100 gols na base do Fluminense e tem encaminhado um contrato profissional. Entretanto, o início da trajetória do jogador no clube não foi fácil. O menino conta ter feito diariamente o trajeto de Nova Friburgo a Xerém (mais de 130 quilômetros de distância) por mais de dois anos, até ir morar próximo do clube, mas longe da família.

– Cheguei primeiro no campo e aos 10 anos fui pro futsal. Foi um processo muito difícil porque eu não parava em casa e ficava longe da minha família. Eram muitos quilômetros percorridos, mas o Fluminense sempre me ajudou e me incentivou. Aos 12 anos fui morar em Xerém com um amigo e a mãe dele. Só aos 14 minha mãe e meus irmãos vieram morar comigo.

Banner Fluminense — Foto: Reprodução

Fonte: Ge