Jornal Povo

Botafogo libera Matheus para jogos na base, mas mantém joia em treinos no profissional

O Botafogo não tem pressa para lançar Matheus Nascimento, considerado a maior joia da base alvinegra. Com concorrência forte na posição no time de cima, o atacante será incluído na rotina da base para jogar algumas partidas e não perder ritmo de jogo. Isso quando for liberado pelo profissional, que tem prioridade total.

Internamente, o clube trata o novo momento como apenas mais um passo no processo de transição do garoto, que fez 16 anos em 2020. Matheus continuará no dia a dia do elenco principal para aproveitar a estrutura do Nilton Santos. Quando a comissão técnica sinalizar que não conta com o atleta para a próxima partida, ele será liberado para entrar em campo pelo time sub-17 ou sub-20.

O exemplo quase ideal da nova orientação aconteceu no último fim de semana. Matheus seria relacionado para a partida contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão Sub-17, mas Babi levou suspensão e, com isso, o garoto foi convocado para preencher a vaga no profissional. Ele chegou a viajar para Recife e estaria no banco de reservas contra o Sport, no último domingo, não fosse uma amigdalite.

Agora, o garoto será reavaliado e, estando 100%, deve ser incluído no grupo que enfrenta o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, na quarta-feira. Isso se nenhum desfalque de última hora pintar no elenco profissional.

O jovem atacante está no dia a dia do grupo principal desde junho, quando completou 16 anos e assinou o primeiro contrato profissional. Desde então, o garoto surpreendeu pela evolução física, mas ainda é muito jovem e não teve espaço diante da concorrência de Pedro Raul e Matheus Babi, que fazem boa temporada.

Matheus tem apenas uma partida no time principal, quando entrou no fim do segundo tempo contra o Corinthians.

Com multa de 50 milhões de euros (cerca de R$ 326 milhões na cotação atual), Matheus Nascimento assinou por três anos no Botafogo depois de fazer mais de 150 gols nas categorias de base. O garoto é destaque da geração não só em General Severiano, mas também na seleção brasileira, onde é camisa 9 e titular absoluto.

Fonte: Ge