Jornal Povo

Polícia prende homens furtando vigas de escola pública em Santa Cruz, no Rio

Policiais da 36ª DP (Santa Cruz) prenderam sete homens e apreenderam um adolescente de 17 anos suspeitos de furtarem vigas e outras peças metálicas de uma escola municipal do bairro. De acordo com o delegado André Buss, eles estavam com guindastes e caminhões retirando as peças de alto valor de uma estrutura inacabada do colégio.

Adilson Cosme da Silva Júnior e Érico de Senna Moreira se identificaram como funcionários da Fundação Parques e Jardins, mas não apresentaram qualquer documentação que autorizasse o desmonte e a retirada das peças. A suspeita é que o material seria levado para o galpão de uma empresa privada.

Vigas de uma escola pública de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio
Vigas de uma escola pública de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio Foto: Divulgação / Pcer

Além de Adilson e Érico, Matheus Rodrigues Ribeiro, Josue Batista da Silva, Edvaldo Batista da Silva, Edvanilson Batista da Silva e Edilson Rodrigues da Silva irão responder por furto qualificado e corrupção de menores.

Vigas da Perimetral sumidas

Em 2013, seis vigas de aço que eram do elevado da Perimetral, na Zona Portuária do Rio, desapareceram misteriosamente entre 10 de junho e 10 de agosto de 2013. O roubou passou a ser investigado pela Polícia Civil na época. Uma foto de satélite, tirada no dia 28 de maio de 2013, mostrou que as seis vigas estavam um terreno perto da Avenida Brasil, que servia de depósito para as obras de revitalização do Cais do Porto.

No dia 13 de agosto, no entanto, elas já haviam desaparecido. Cada uma delas tinha 40 metros de comprimento e pesa cerca de 20 toneladas. O sumiço das vigas foi considerado o maior roubo da história do Brasil, pelo menos em peso e tamanho.

As vigas eram feitas de um aço especial capaz de resistir à corrosão por 400 anos. O material roubado foi avaliado pelo Conselho Regional de Engenharia do Rio em quase um R$1,5 milhão na época.

Fonte: Jornal Extra