Jornal Povo

Governo estadual quer antecipar salários de servidores

De agora em diante, o governo estadual pretende antecipar o pagamento dos salários dos mais de 400 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. Se houver dinheiro em caixa, a ordem é fazer o depósito antes do décimo dia útil do mês seguinte ao trabalhado (prazo previsto no cronograma oficial). Assim, a expectativa é que as folhas salariais de outubro e novembro deste ano sejam quitadas em datas anteriores às oficiais.

Não há, porém, intenção de alterar o calendário por decreto, já que essa política será sempre adotada quando houver folga financeira. Além disso, o quadro fiscal fluminense ainda é delicado. Diante desse cenário, a avaliação no Palácio Guanabara é de que estabelecer uma nova data para o pagamento seria um risco.

Por exemplo, o décimo terceiro salário ainda não está totalmente garantido, ainda que a equipe econômica do Estado do Rio avalie que isso está perto de acontecer.

Medidas podem ajudar a salvar o 13º

Sobre o décimo terceiro, tudo indica que o pagamento sairá no prazo — até o dia 20 de dezembro. O governo fluminense, por sua vez, decidiu ter cautela e não anunciar ainda o pagamento. Mas algumas medidas que saíram do papel nos últimos dias corroboram com a previsão de um cenário menos preocupante para as categorias.

Uma delas foi a internalização do Convênio ICMS 51/2020. Na prática, isso vai reforçar o caixa com mais R$ 1,8 bilhão, recuperando parte da receita perdida pelo Rio devido à pandemia.

Com esse convênio, encerra-se a divergência jurídica que havia sobre a incidência de ICMS sobre as vendas de diesel marítimo para as atividades de exploração, produção e manuseio em mar de petróleo e gás natural.

Fonte: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.