Este sábado (17) é o Dia D da campanha nacional contra a poliomielite e de multivacinação. No Rio, todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente serão oferecidas, como BCG, hepatite B, penta e tríplice viral.
A campanha começou em 5 de outubro e vai até o próximo dia 30, mas a adesão das famílias cariocas ainda está muito baixa. A dose contra a pólio, obrigatória para crianças de até 5 anos, por exemplo, só atingiu 5,5% do público-alvo até a última terça-feira (13).
A prioridade desta campanha é vacinar crianças contra paralisia infantil, sarampo e meningite. Mas os adultos também precisam se imunizar. O Rio vive um surto de sarampo, doença grave que pode levar à morte.
No Rio, 237 postos — em clínicas da família e centros municipais de saúde — estarão abertos, das 8h às 17h. Os endereços dos postos estão disponíveis neste link.
Para aumentar o alcance da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde também está oferecendo a vacina em farmácias parceiras até 30 de outubro. E mesmo depois da campanha, a vacinação vai continuar nos postos de saúde municipais.
Veja as vacinas que serão oferecidas:
- BCG
- DPT (tríplice bacteriana)
- Febre amarela
- Hepatite
- Hepatite B
- Meningo C
- Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite)
- Pneumo 10
- Pólio inativada
- Pólio oral
- Rotavírus
- Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
Para os adolescentes, há o reforço das imunizações feitas na infância ou esquemas novos, com aplicação das vacinas:
- Difteria e tétano adulto
- DPTa
- Febre amarela
- Hepatite B
- HPV quadrivalente
- Meningocócica ACWY
- Tríplice viral
Para os adultos, estão sendo oferecidas:
- Dupla adulto
- Febre amarela
- Hepatite B
- Tríplice viral
Fonte: G1