Jornal Povo

Aluna de Realengo é selecionada para curso da Inglaterra e faz vaquinha para pagar a viagem

Por mais que até tentem dizer o contrário, a Educação é a ferramenta mais poderosa para fazer alguém chegar longe na vida. Larissa Moreira, aluna do 2° ano do Ensino Médio, é prova viva disso. A estudante de 16 anos foi selecionada para um curso de verão, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ela participou de um concurso de redação realizado pela instituição e ganhou uma bolsa de 30% para estudar História no programa Immerse Education Essay Competition, por um período de duas semanas.

Larissa é aluna do Pedro II e mora em Realengo Foto: Arquivo Pessoal

Moradora de Realengo, Zona Oeste do Rio, e aluna do Colégio Pedro II no mesmo bairro, onde ingressou com nota máxima em Português, Larissa tem uma trajetória acadêmica brilhante. Entre os diversos projetos de que participou está o Bioáudio, material adaptado de Biologia para deficientes visuais, que tem o auxílio de uma apostila 3D e um aplicativo de áudio. Em 2019, essa criação ficou entre os dez finalistas do Brasil para o Prêmio Prudential Espírito Comunitário. Mas apesar da dedicação, o sonho de estudar fora do Brasil era algo distante para a jovem.

— Sempre gostei de todas as disciplinas, mas sou apaixonada por Matemática e História. Eu não acreditei quando recebi a notícia. Fiquei emocionada, principalmente por ser estudante de escola pública e ir para fora do país, o que é algo difícil. Estou ansiosa para chegar em umas das melhores universidades do mundo. Agora, na posição de estudante de Ensino Médio. Mas pretendo voltar para fazer uma graduação — almeja ela.

Mesmo com a conquista da bolsa parcial, a estudante lançou uma vaquinha virtual com a finalidade de arrecadar fundos para arcar com os demais custos e conseguir participar do curso. Até o momento, com a ajuda dos apoiadores, Larissa obteve mais de R$ 5 mil. Mas ela acredita que irá atingir a meta com o apoio de familiares e amigos:

— Era difícil imaginar essa conquista em uma família que nunca teve essa experiência acadêmica de excelência. No início, eles ficaram receosos sobre o curso e a vaquinha. Mas consegui mostrar a confiança passada pelo curso, que eu daria meu melhor e faria força para conseguir arrecadar os R$ 28 mil.

Durante as duas semanas de curso na Inglaterra, a estudante terá aulas com professores das universidades de Cambridge, Oxford e Harvard, além de poder fazer passeios pelo local e visitar museus. Ansiosa pela experiência, ela diz que pretende compartilhar o que viver no exterior quando voltar:

— Primeiro, vou agradecer a todos que me ajudaram e me incentivaram. E quero trazer o que eu aprender para a minha vida, a minha família, meu bairro e, principalmente, para os estudantes do meu colégio. Infelizmente, oportunidades não são tão divulgadas em várias escolas no Brasil. Quero dividir isso com colegas de outras escolas públicas.

Fonte: Jornal Extra