Jornal Povo

Ex-porta-voz de Jair Bolsonaro rebate críticas sobre cafés da manhã com jornalistas: ‘Presidente na porta do gol, sem goleiro. Precisava empurrar a bola para dentro’

Conversa com Bial de segunda-feira, 19/10, recebeu o General Rêgo Barros em sua primeira entrevista após deixar o cargo de porta-voz do presidente Jair Bolsonaro. Depois de um ano e meio no governo, o cargo que ocupava foi extinto. O general estava presente desde o 14ª dia de mandato, deixando o centro de comunicação social do Exército para assumir a função.

Na conversa, ele relembra sua ideia de organizar cafés da manhã semanais com a imprensa, iniciativa que foi criticada por apoiadores do governo, entre eles Carlos Bolsonaro. O programa resgata momentos polêmicos desses encontros, como quando Bolsonaro afirmou que ninguém passava fome no Brasil e chamou governadores do Nordeste de “paraíbas”.

Barros recorda que, no princípio, Bolsonaro era pautado antes dos encontros, o que se mostrava eficaz. A situação degringolou, em sua definição, a partir do momento em que alguns posicionamentos foram “potencializados pela imprensa”.

Para explicar o posterior fracasso da estratégia, ele recorreu a uma metáfora futebolística: no vestiário, o técnico desenha setas no quadro branco, motiva e orienta os jogadores. Mas, quando o juiz apita o início da partida, a responsabilidade não é mais dele.

“Era uma oportunidade que era dada no café da manhã que parecia colocar o presidente na porta do gol, sem goleiro, na altura da pequena área. Precisava empurrar a bola para dentro.”

Fonte: G1