Jornal Povo

Gripen, aeronave de caça da FAB, faz voo inaugural em Brasília

Grippen, novo caça da Força Aérea Brasileira, sobrevoa Brasília

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou, nesta sexta-feira (23), a primeira aeronave multimissão F-39E Gripen, na Base Aérea de Brasília. A cerimônia, em homenagem ao Dia do Aviador, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O avião, fabricado na Suécia, chegou ao Brasil no dia 20 de setembro. Nesta sexta, a aeronave sobrevoou a capital, por volta de 11h30, e depois pousou para ser apresentada no evento.

O presidente "batizou" a nova aeronave com champanhe — Foto: TV Globo/Reprodução
O presidente “batizou” a nova aeronave com champanhe — Foto: Reprodução

O presidente “batizou” a nova aeronave com champanhe, juntamente com o comandante da Aeronáutica, Antônio Carlos Moretti Bermudez. Bolsonaro também entrou na cabine do Gripen e posou para fotos.

Bolsonaro entrou na cabine do Gripen, durante cerimônia do Dia do Aviador. — Foto: TV Brasil/Reprodução
Bolsonaro entrou na cabine do Gripen, durante cerimônia do Dia do Aviador. — Foto: Reprodução

Em um discurso feito após a apresentação, o presidente disse que o Gripen e o cargueiro KC 390, avião militar que também foi incorporado à frota brasileira, podem mudar de “forma irreversível” a forma como a FAB opera e defende a soberania do país.

“Fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível nossa operacionalidade, nossa capacidade logística e de afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo, indispensáveis à nossa soberania”, afirma Bolsonaro.

Durante a cerimônia, mesmo com o céu nublado, também foi possível ver a apresentação de voo da Esquadrilha da Fumaça.

VÍDEO: Gripen, aeronave de caça da FAB, faz voo inaugural em Brasília |  Distrito Federal | G1
Apresentação da esquadrilha da fumaça no Dia do Aviador, em Brasília

A aeronave F-39E Gripen

De acordo com a FAB, o F-39E Gripen será empregado nas “atividades de desenvolvimento conjunto realizadas no parque industrial brasileiro”, em cooperação entre uma companhia aeronáutica da Suécia e empresas nacionais.

O acordo de transferência de conhecimento da indústria sueca para o Brasil contemplou mais de 60 projetos e ações, incluindo treinamento teórico, prático, pesquisa, desenvolvimento e produção.

Em setembro, o caça foi transportado, de navio, de Norrköping, na Suécia, até o Porto de Navegantes (SC). A previsão de entrega das primeiras aeronaves operacionais é para o fim de 2021.

Gripen, aeronave de caça da FAB — Foto: Guilherme Mazui/G1
Gripen, aeronave de caça da FAB — Foto: Guilherme Mazui

O avião decolou, pela primeira vez no país, no dia 24 de setembro, de Santa Catarina para o aeroporto Gavião Peixoto (SP) e precisou ser escoltado por duas aeronaves. Outros dois helicópteros da FAB foram mantidos de sobreaviso “para qualquer eventualidade”.

Aeronave F-39E Gripen, da FAB — Foto: FAB/Divulgação
Aeronave F-39E Gripen, da FAB — Foto: FAB/Divulgação

A compra dos caças foi anunciada em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião Dilma assinou contrato para compra de 36 aeronaves por US$ 4,5 bilhões.

Ainda na Europa, o voo de estreia durou pouco mais de uma hora. Os suecos homenagearam o Brasil com a pintura da bandeira no estabilizador vertical do avião. Nas asas, o azul também foi incluído como parte da identidade visual brasileira do caça.

Dia do Aviador

O Dia do Aviador é comemorado em 23 de outubro. A data é lembrada na corporação em homenagem ao primeiro voo do 14-Bis, realizado em 1906 pelo brasileiro Alberto Santos-Dumont, no Campo de Bagatelle, na França.

O 14-Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.

Fonte: G1