Jornal Povo

Prefeitura do Rio registra mais de 8 mil infrações por falta do uso de máscaras contra a Covid-19 desde junho

Agentes da Prefeitura do Rio de Janeiro registraram, entre junho e outubro, 8.238 infrações pela falta do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19. Esse número representa 82,71% do total de multas aplicadas pelas autoridades municipais em 139 dias de fiscalização durante a pandemia.

Ao todo, são 9.959 infrações sanitárias diversas, entre os dias 5 de junho e 22 de outubro.

Das 8.238 pessoas multadas pela falta do uso de máscaras, 7.769 estavam em via pública e 469 foram flagradas dentro de estabelecimentos comerciais.

Outras 403 multas foram aplicadas por aglomeração em estabelecimentos, incluindo a formação irregular de filas.

No geral, 8.147 autuações foram aplicadas em pessoas físicas por meio do CPF e 1.812 (18%) em pessoas jurídicas.

Números do fim de semana

A fiscalização municipal continuou ativa nesse último final de semana. Entre a noite de sexta-feira (23) e a manhã deste domingo (25), comerciantes também foram notificados. Ao todo, 58 pontos de comércio, como food trucks e atrações infantis, foram fechados.

Os fiscais também aplicaram 238 multas de trânsito e notificam outros 5 bares.

Os agentes públicos encontraram problemas como uso irregular de mesas e cadeiras, eventos sem autorização e veículos estacionados de forma irregular.

As equipes estiveram em diversos pontos do Rio, incluindo bares e restaurantes e as praias das zonas Sul e Oeste. Além de verificar o cumprimento das medidas sanitárias adotadas durante a pandemia da Covid-19, a prefeitura também identificou infrações de trânsito, entre outros problemas.

A Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano esteve nos bairros do Centro, Vila Isabel, Barra da Tijuca e Engenho de Dentro, onde autuaram bares e restaurantes.

Fiscais da prefeitura aplicaram multas em bares do Leblon por desrespeito às normas sanitárias para conter Covid-19 — Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação
Fiscais da prefeitura aplicaram multas em bares do Leblon por desrespeito às normas sanitárias para conter Covid-19 — Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Já a Coordenadoria de Controle Urbano fiscalizou o comércio ambulante nos bairros da Glória, Flamengo, Humaitá, Laranjeiras, Leblon, Copacabana, Lapa, Barra e Engenho de Dentro, nas Zona Sul, Central, Oeste e Norte da Cidade. Ao todo cinco ambulantes foram notificados.

Só na Praça Alberto Torres, no Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade, 26 barracas, 14 food trucks, dez bancas de ambulantes, quatro camas elásticas e dois pula-pulas infláveis foram desmontados ou fechados.

Recomendações

Segundo a Prefeitura do Rio, durante as abordagens, os agentes orientam a população sobre as restrições da atual fase de flexibilização.

O município informa que é preciso conscientizar a população em relação às medidas a fim de evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus.

Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, lotada na tarde deste domingo (27) — Foto: Reprodução/GloboNews
Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, lotada na tarde deste domingo (27) — Foto: Reprodução

Fonte: G1