Jornal Povo

Começa temporada de contratações de fim de ano com mais de 7,8 mil vagas abertas; veja como aumentar suas chances

temporada de contratações para as festas de fim de ano já começou. Mesmo num ano totalmente atípico como foi o de 2020 — marcado pela pandemia de Covid-19, isolamento social e aumento do desemprego —, já foram geradas e estão abertas mais de 7.890 vagas em todo país, sendo 2.740 no Rio de Janeiro (Confira o quadro de vagas abaixo).

Segundo especialistas, as restrições de circulação, impostas pelo risco de contaminação pelo coronavírus, irão modificar o perfil dos setores contratantes, assim como a divulgação das vagas e a seleção de candidatos que deverão ser feitas de forma totalmente on-line.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertem) projeta que, nos últimos três últimos meses do ano, poderão ser geradas até 400 mil vagas no Brasil. Até 20% dos postos poderão ser efetivados.O presidente da associação, Marcos de Abreu, afirma que no mês de outubro o setor da indústria tem concentrado as contratações para suprir a alta demanda do mercado, sendo que os principais segmentos que buscam reforços de trabalhadores temporários são: alimentos, farmacêutico, embalagens, metalurgia e automobilístico. Já nos meses de novembro e dezembro, Abreu reforça que o destaque será o comércio, seguido pelo setor de serviços para pessoas físicas.

— Com a proximidade do Natal, o comércio abrirá muitas vagas temporárias. Assim, quem está desempregado deve ficar atento às oportunidades que vão surgir. A dica para o trabalhador é procurar uma agência de trabalho temporário, associada e registrada no Ministério da Economia para ter mais segurança na contratação.

No comércio, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), neste fim de ano, 70,7 mil trabalhadores temporários deverão ser contratados para atender ao aumento sazonal das vendas. O número é 19,7% menor do que o registrado em 2019 (88 mil). Para o economista Fábio Bentes, autor do relatório, o crescimento do comércio eletrônico reduziu as perdas do varejo na pandemia, mas impõe desafios à expansão das vendas em lojas físicas. O cargo de vendedor deverá responder por 49% das vagas, segundo ele.

— A maioria dos postos de trabalho gerados pelo varejo é de vendedores, e no varejo eletrônico não há esse tipo de ocupação. Embora seja esperado um aumento de vendas em relação ao Natal de 2019, os shoppings estão com baixa movimentação e o consumidor está mais receoso em relação à compra presencial. Será um Natal com mais movimento no e-commerce — explica.

Para economistas, a reação na economia no pós pandemia está mais forte no comércio e indústria. O setor de serviços está mais difícil de apresentar os sinais de recuperação porque concentra, por exemplo, bares e restaurantes, e turismo, cuja demanda depende da presença física e as pessoas estão mais cautelosas. Para Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, haverá ainda mais demanda e oferta de vagas também para o trabalho informal, especialmente de entrega que cresceu na pandemia:

— O comércio, mesmo com lojas físicas mais vazias, está experimentando o aumento baseado em entrega e na venda on-line. Para contratação de fim de ano, devem surgir vagas temporárias em novos segmentos atendimento telemarketing, baseado nos hábitos de consumo pós pandemia. Também deve crescer a participação de trabalho informal e bicos, como delivery. Há um crescimento de trabalhadores de serviços de entrega, e isso deve ser manter para o fim de ano — observa Tobler.

Novos postos em setores de atendimento

Por causa da pandemia e da expansão dos serviços e comércio eletrônicos, especialistas esperam que o perfil das vagas e o próprio formato de seleção sejam diferentes para este fim de ano. Na geração de postos de trabalho, em vez de mais vagas para atendimento presencial e vendas, são projetadas oportunidades para atendentes de telemarketing e atendimento remoto ao público, inclusive para home office.

As empresas e centrais de tele atendimento, por causa da demanda alta no setor de serviços, devem gerar até 30 mil vagas até o fim do ano, e muitas para trabalhar em casa, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Por isso, Gabriela Mative, superintendente de Recrutamento e Seleção, da Luandre uma das maiores empresas de Recursos Humanos do país, avalia que os candidatos devem estar adaptados a um processo seletivo diferente:

— Nossa previsão é de, no mínimo, 4 mil posições para o varejo. Os processos seletivos devem ocorrer de forma mista, sendo a maioria remota. A divulgação das vagas também ocorrerá de forma on-line, não mais com quadro fixo dentro das lojas como acontecia nos anos anteriores. Algumas etapas, como dinâmica de grupo e assinatura de contrato presencial, serão eliminadas. Hoje, se utiliza muito entrevista individual e remota e o contrato também é virtual. Então, 80% dos processos serão conduzidos remotamente, desde a seleção até a admissão.

Aplicativos de shoppings lançam vagas

As habilidades comportamentais serão decisivas para a maioria das empresas no momento da contratação. Fernanda Centurion, gerente de Empregabilidade do Senac RJ, alerta que, sem o olho no olho das seleções presenciais, os empregadores serão atraídos por detalhes na apresentação dos candidatos:

— Em um processo de contratação, são avaliadas as competências técnicas e comportamentais do candidato e, diante disso, ele deve estudar e se preparar para expor suas experiências e qualificações, dando ênfase aos resultados alcançados, valorizando suas conquistas. A diferença na seleção on-line está na necessidade de preparar o ambiente, buscar um local tranquilo e organizado — ressalta Fernanda Centurion, gerente de Empregabilidade do Senac RJ.

Para procurar as vagas, o candidato deve fazer mais do que o tradicional “bater perna” e “gastar sola de sapato”. Agora é preciso estar atento às oportunidades que surgem em aplicativos e sites:

— As pessoas que estão procurando vagas temporárias de final de ano devem ficar atentas aos aplicativos de centros comerciais e shoppings. Nessas plataformas, os lojistas estão anunciando suas vagas —destaca Diego Marcondes, diretor de Marketing da Ancar Ivanhoe, responsável por shoppings como Nova América e Madureira shopping.

Saiba como aumentar suas chances de contratação:

– Antes de se candidatar, de enviar o currículo e principalmente antes da entrevista, pesquisando informações sobre a empresa, o histórico da companhia, os valores e a missão;

– Se for preciso, de acordo com o perfil da vaga e da empresa, faça alterações no formato e no conteúdo do currículo;

– Utilize a vestimenta adequada de acordo com “dress code” da empresa e cargo, que você pode checar no momento que estiver pesquisando sobre o empregador.

– Cuidado com a postura e fala, fale com segurança e convicção. Seja verdadeiro na sua exposição e mantenha contato visual com o entrevistador.

– Em processos seletivos remotos, é preciso verifique conexões de internet e o ambiente em que o candidato estará para a entrevista;

– Faça testes nos equipamentos que vai utilizar, som, luz e sinal da internet, para que tudo flua nessa conversa com o entrevistador.

Confira as vagas abertas:

Luandre

A consultoria de RH Luandre está com mais de 4 mil vagas abertas para o final do ano, no Brasil:, sendo 530 no Rio de Janeiro. Entre as oportunidades, há contratação de, auxiliar logístico, auxiliar de operações logísticas, auxiliar de plataforma, auxiliar de produção, açougueiro, assistente de atendimento ao cliente, cartazista, consultor interno de vendas, conferente, manipulador de alimentos, operador de loja, repositores, operador de caixa, processador de mercadorias, representante de logística, representante de envios, técnico em eletrônica, representantes logístico, analista de Experiência do cliente, conferente, auxiliar administrativo, assistente de operações, assistente fiscal e costureiro(a). Para consultar todas as vagas e fazer as inscrições, o candidato deve acessar o site.

Carrefour

O supermercado Carrefour abriu em todo país 3.886 vagas. No Rio, são cerca de 200 para atuação na capital (125), Belford Roxo (25), São Gonçalo (30) e Duque de Caxias (45). As posições são para atuar nas lojas da rede e profissionais com ou sem experiência podem se candidatar. São diversas oportunidades para os cargos de agente de prevenção, recepcionista de caixa, vendedor, repositor, balconista, auxiliar de perecíveis, promotor de serviços financeiros, padeiro, açougueiro, técnico em manutenção, operador de CD, farmacêutico, entre outras. O candidato pode se inscrever para uma das vagas no portal do Carrefour.

Senac

O Senac promove a Feira Virtual Senac RJ, entre os dia 26 a 30 de outubro, reunindo mais de 2.000 vagas de emprego e estágio no estado do Rio de Janeiro em empresas das áreas de serviço, varejo, alimentação, turismo e saúde. Há oportunidades em diferentes níveis profissionais, disponíveis na plataforma oficial da feira no site.

Zoox

A empresa de tecnologia Zoox está com oportunidades abertas não só na área de Tecnologia, e busca profissionais na área de Marketing, Suporte e Sucesso do cliente.

São, ao todo, 17 vagas fixas: Data Engineer, Desenvolvedor PHP Sênior, Analista de BI Pleno, Analista de Testes QA, Analista de Sucesso do Cliente Pleno – Hospitality, Consultor de Pré venda Técnica, Analista de Suporte, Desenvolvedor PHP Pleno, Desenvolvedor Full Stack Sênior, Desenvolvedor Full Stack Pleno, Desenvolvedor Back End Pleno, Desenvolvedor Back End Sênior, Gerente de Marketing, Tech Recruiter Sênior e uma de Tech Recruiter Júnior. O formato de seleção inicial é on-line através do site.

Shoppings

Lojas do Shopping Nova Iguaçu estão com vagas abertas, especialmente para vendedores. Para aAlphabeto, o candidato pode enviar o currículo para [email protected]; na South, o interessado pode mandar o currículo para o e-mail [email protected]; para a Taco, é preciso cadastrar o currículo no site; para a loja da Havaianas, o interessado pode mandar o currículo para o Whatsapp no número 21 98107-4667.

Madureira Shopping também tem vagas abertas nas seguintes lojas: naSouth, o currículo pode ser enviado para o e-mail [email protected]; no Clube Melissa, o contato está nas vagas disponíveis no site; na Mr Cat, o candidato também deve cadastrar o currículo no site; e na loja Redley, o currículo também deverá ser cadastrado no site.

Fonte: Jornal Extra