Jornal Povo

150 jogos na base e 0,85 gol/jogo: conheça Matheus Martins, destaque do sub-17 do Fluminense

A partida entre Fluminense e Ceará pelo Brasileiro Sub-17, no último sábado, teve um sabor especial para Matheus Martins. Foi a 150ª do atacante de 17 anos nas categorias de base do clube, em Xerém. E o garoto comemorou da melhor forma. Foi o destaque do jogo ao marcar dois gols na vitória tricolor por 4 a 2. Mais dois gols para Matheus tomar nota, como todos os outros que marcou e contabiliza desde que chegou ao Flu, aos 9 anos de idade. Ao todo são 127, média de 0,85 por jogo.

– Sou muito feliz e grato ao Fluminense por ter acreditado em mim desde quando eu tinha 9 anos. Graças a Deus venho crescendo e evoluindo muito durante todos esses anos, e conseguido bons números pelo clube. Sempre gostei de atuar perto da área, de fazer gols, e estou conseguindo manter essa média muito boa. Mas tudo isso é fruto de muito trabalho no dia a dia e da ajuda dos meus companheiros também – disse o garoto.

Matheus nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e foi captado pelo Fluminense ao se destacar em uma partida por uma escolinha de futebol de sua cidade contra o próprio Tricolor, em uma excursão ao Rio de Janeiro. Em setembro de 2019, pouco depois de completar 16 anos, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. O vínculo vai até setembro de 2022 e a multa rescisória é de € 40 milhões.

Matheus Martins no sub-12 do Fluminense e mais velho servindo a seleção brasileira de base, na categoria sub-16 — Foto: Arquivo Pessoal
Matheus Martins no sub-12 do Fluminense e mais velho servindo a seleção brasileira de base, na categoria sub-16 — Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo jogando pelas beiradas do campo, Matheus sempre marcou muitos gols. Atualmente é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro Sub-17, com cinco gols, empatado com o companheiro de time, Kayky. Eles são vice-artilheiros da competição, atrás de Giovani, do Palmeiras. Gols que têm ajudado o Flu, terceiro colocado no Grupo B e na zona de classificação para as quartas de final.

– Sem dúvida é um começo muito bom de toda a equipe, e fico feliz por estar ajudando com os gols. É o que busco dentro dos jogos, e nosso time vem muito forte no torneio. Espero que possamos continuar assim, nessa pegada, para ir cada vez mais longe.

Matheus Martins marca em vitória do Fluminense pelo Brasileiro Sub-17 — Foto: Mailson Santana / FFC
Matheus Martins marca em vitória do Fluminense pelo Brasileiro Sub-17 — Foto: Mailson Santana / FFC

Matheus Martins é um dos destaques de mais uma promissora geração sub-17 do Fluminense. O time conta também com nomes como Metinho, Kayky, João Neto e Arthur. Uma geração que tem a missão de suceder a de João Pedro, Marcos Paulo, Calegari e André, todos já no profissional.

– Com certeza tudo fica mais fácil quando se joga ao lado de jogadores de alto nível. Isso facilita que para todo mundo, e um acaba completando o outro. O Fluminense vem de gerações muito boas, e esperamos seguir nessa tradição para conquistar grandes coisas com essa camisa.

Matheus Martins é abraçado por companheiros do time sub-17 do Fluminense — Foto: Mailson Santana / FFC
Matheus Martins é abraçado por companheiros do time sub-17 do Fluminense — Foto: Mailson Santana / FFC

As boas atuações no sub-17 fizeram Matheus Martins ser chamado para alguns jogos do sub-20, nesta temporada. Ele, inclusive, já marcou um gol, na vitória sobre o América-MG por 4 a 3, pelo Brasileiro da categoria.

– É um pouco diferente, mas a gente acaba se acostumando. Sabemos que o futebol é muito dinâmico e que precisamos estar prontos para atuar em qualquer categoria. Fico feliz por ser lembrado pela equipe sub-20 e vou dar o meu melhor onde for solicitado.

Perguntado se já começa a pensar em uma chance no profissional assim como nomes como João Pedro e Marcos Paulo, que subiram precocemente, Matheus preferiu dar tempo ao tempo:

– O sonho de todo jogador da base é jogar pelo profissional do clube, mas isso não é algo que fica muito na minha cabeça. Procuro viver o dia a dia e dar o meu melhor na categoria que eu precisar jogar. Trabalho forte diariamente para estar no melhor nível possível caso um dia a comissão técnica do profissional achar que posso contribuir.

Matheus Martins volta a campo pelo Fluminense nesta terça-feira, na partida contra o Cruzeiro, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-17, às 15h, no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte.