Jornal Povo

Sá Pinto elogia Tiago Reis após vitória do Vasco: “Finalizador nato, precisa de poucas oportunidades”

Depois da sofrida vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Caracas, conquistada no fim do segundo tempo com gol de Tiago Reis, o técnico Ricardo Sá Pinto não escondeu a satisfação em entrevista coletiva. Ao falar de sua estreia na Copa Sul-Americana, o português fez muitos elogios a Tiago, sobre quem mostrou que já tinha muitas informações.

Tiago Reis fez o único gol do jogo contra o Caracas — Foto: Staff Images / CONMEBOL
Tiago Reis fez o único gol do jogo contra o Caracas — Foto: Staff Images / CONMEBOL

– Tiago é da base, teve sempre notoriedade e foi artilheiro da Copinha. Sabemos da qualidade, é um finalizador nato e não precisa de muitas oportunidades para fazer gol. É um jovem jogador que precisa jogar e continuar a evoluir. Vou tentar ajudá-lo.

– Já estava a pensar de que entrasse no jogo ainda antes da expulsão porque teve uma semana de trabalho muito boa. Nos treinos de finalização, nos jogos que fizemos, ele mostrou sempre muita capacidade de finalização e estava muito confiante. Quando o treinador sente que o jogador está com fome, percebi que esse jogo poderia ser para ele. Não foi só o gol, é a forma como vem buscar a bola entre linhas sobre pressão. Ele soube segurar a bola, sofrer uma falta. Soube fazer a equipe respirar. Excelente atuação desse jovem. Mostrou qualidade e nos ajudou a conquistar uma vitória muito importante.

Vasco e Caracas decidem o confronto válido pela segunda fase da Sul-Americana na próxima quarta-feira, também às 21h30 (de Brasília), na capital da Venezuela. Os cariocas podem perder por um gol de diferença caso marquem. O empate, obviamente, também resolve a vida vascaína.

Outros tópicos:

Maior dificuldade

– Eles estavam à espera de um erro nosso. Eles queriam roubar a bola para finalizar. Sabíamos disso, mas não corremos risco. A gente tinha de ter superioridade numérica pois se a gente estivesse no um contra um seria perigoso. Além disso, as bolas paradas. Alertar para não cometermos faltas, pedi calma. Não conseguimos isso, mas enfim, o time esteve bem e sólido.

Atuação de Talles Magno

– Acho que a primeira parte não foi tão positiva, é um jogador muito talentoso, mas tem que continuar o processo de evolução. Talles é muito diferenciado não só no Brasil, mas além das fronteiras. Muitos adversários o conhecem, então é mais difícil jogar com a liberdade que tinha. O dei liberdade para ele jogar por dentro trocando com Carlinhos. Um deles é ala, os dois gostam de jogar por dentro, mas nessa altura não consigo botar todos a jogarem nas posições que gostariam.

– Dei essa liberdade, mas na primeira parte ele ficou muito aberto, ficou na linha e mostrou-se pouco. Na segunda parte, corrigi algumas situações com ele e expliquei o que pretendia. Começou a vir mais para as zonas interiores, jogar mais perto do Ribamar e a pedir mais bola entre as linhas. Ele ajudou mais a equipe no processo ofensivo e ele próprio subiu de rendimento.

Mais elogios a Tiago Reis

– Mostrou sem dúvida ser uma opção, e nós todos estamos contente por isso. Só o conheci agora. Tive que recorrer a alguns vídeos individuais. Eu conheço melhor os jogadores nos treinos, quer em nível tático, técnico ou psicológico. Vou entendendo as características dele. Fez uma semana muito boa de trabalho. Mostrou muita capacidade de finalização. Em pouquíssimas oportunidades, mostrou isso. Mostrou inteligência e esperteza dentro da área para se esconder dos adversários.

– É um atacante que acho que tem muito potencial. Espero poder dar minutos que ele merece porque temos muita concorrência. Cano normalmente é o titular. Gustavo Torres joga na posição de centroavante e também de ponta. Temos o Riba também, mas o Tiago justificou ser opção.

Ricardo projeta jogo de volta

– Jogamos só 45 minutos, faltam ainda outros 45 lá. É um time muito bom e, além disso, não jogaram alguns jogadores que gosto muito. Contreras, Echeverría e Ferreyra também gosto. Gosto de Flores. Não vieram jogadores importantes. Eles têm muitas opções e trabalham muito. É outro jogo e vai ser um jogo muito duro. Para mim, está 50% a 50%. Tenho muita experiência no futebol, tudo pode passar.

Vasco ganha moral com a vitória?

-Acredito que as vitórias ajudam a dar moral às equipes. Nossa equipe gosta muito de ganhar, o técnico também gosta, e o clube tem uma história inacreditável de ganhar. É vencedora. Todos estamos aqui para ganhar, e as vitórias que nos alimentam.

Fonte: Ge