Jornal Povo

Acusados de desviar quase 1 bilhão de reais da Saúde do Estado, na farra da compra dos respiradores querem, agora dominar a cidade de Piraí

Apesar de preso, o Presidente do PSC Pastor Everaldo aposta na eleição de prefeitos em algumas cidades do Estado para manter o seu poderio politico. Para isso, ele vem através de emissários procurando reforçar a campanha de alguns candidatos de seu partido. Uma destas cidades é Pirai no sul do Estado, onde tem com o aliado o Deputado Gustavo Tutuca e seu pai e candidato a Prefeito Artur Henrique Tutuca.
O grupo político envolvido em um dos maiores e mais vergonhosos escândalos de corrupção com dinheiro público, que o foi o desvio de dinheiro destinado a compra de respiradores para atender a população durante a pandemia do Coronavírus em nosso estado, está querendo voltar a governar a cidade de Pirai através da eleição do ex prefeito Artur Henrique Tutuca, pai do Deputado Gustavo Tutuca que foi primeiro a nomear  o  ex-subsecretário executivo de Estado de Saúde, Gabriel Neves, preso na operação Mercadores do Caos por operar os desvios milionários, para um cargo público. Gabriel foi Procurador Geral do município na Gestão de Tutuca, além de ser fiel escudeiro de seu filho deputado.
Gabriel Neves  foi chefe de Gabinete do deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) e subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, na gestão de Gustavo Tutuca, que ao sair indicou Gabriel para ocupar o cargo de secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social no governo .
A família Tutuca vem se revezando no poder em Pirai a algum tempo, Tutuca foi prefeito de Pirai três vezes . O reinado foi interrompido há 8 anos pelo atual prefeito Luiz Antônio , que foi eleito em 2012 e reeleito em 2016 Agora eles se rearticularam e construíram uma frente partidária para vencer as eleições. A Coligação é integrada por 11 partidos (PSC, PL, Solidariedade, Democratas, PSL, MDB, Patriota, Republicanos, Democracia Cristã, PSDB e Cidadania).
Aproveitando  da articulação do do deputado Tutuca na Alerj, se aproximaram do ex governador Wilson Witzel e fizeram indicações de pessoas ligadas ao grupo politico familiar  para cargos importantes na estrutura do Estado, dentre eles Gabriel Neves.
Acostumados a fazer composições que facilitem a chegada ao poder, Artur Henrique Tutuca saiu do MDB onde sempre militou e ingressou no PSC de Witzel e Everaldo atendendo uma exigência para ter o apoio total da dupla nas eleições municipais desse ano.

Saiba  mais sobre a cidade

Com 183 anos, fundada em 17 de outubro de 1837, Piraí é um município do Sul Fluminense, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Localizado a 89 km da capital. Sua população estimada em  30 mil habitantes. Possui uma área de 504,6 km², correspondentes a 8,1% da área da Região Médio Paraíba. É subdividido nos distritos de Piraí (sede), Vila Monumento (2º distrito), Arrozal (3º distrito) e Santanésia (4º distrito). O município tem uma localização geográfica estratégica, entre  Rio de Janeiro e São Paulo, numa extensão de 42 km de Rodovia Presidente Dutra. Piraí tem como principais atividades econômicas: agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, produção e distribuição de eletricidade, construção civil, comércio e prestação de serviços.