Jornal Povo

Em meio à crise, Botafogo aposta em Flávio Tenius como treinador contra Ceará

Demissão de Bruno Lazaroni, críticas de Felipe Neto e resposta de Carlos Augusto Montenegro. A semana do Botafogo foi conturbada, digna de uma crise, com tantos capítulos que o torcedor quase esquece que tem jogo contra o Ceará, às 17h (de Brasília), no Nilton Santos. Nesta confusão, você sabe quem será o treinador? Flávio Tênius, o preparador de goleiros que trabalhava como auxiliar-técnico há um mês.

Mas não estranhe, o escolhido não está caindo de paraquedas nesta situação. Flávio, na verdade, é uma lenda dentro do clube. Tanto que no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, pela 12ª rodada do Brasileiro, um dos membros mais longínquos foi homenageado pela marca de 500 jogos com a equipe de General Severiano.

Flávio tem duas passagens pelo Botafogo. Ele foi contratado em 2010, mas deixou a equipe em 2014 para se juntar ao Vasco. Dois anos depois, contudo, retornou a General Severiano e por lá permanece até os dias atuais, sendo uma das pessoas mais queridas do dia a dia do Alvinegro. Diante do Ceará, ele terá o ex-jogador Lucio Flávio como auxiliar.

Foto: Reprodução

— Minha mãe sempre morou em Botafogo, passei quase a vida inteira alí. Todos eram botafoguenses. O Botafogo sempre foi forte na minha criação. Comecei a jogar no juvenil do Bonsucesso e depois por três anos no Botafogo. Estou trabalhando no lugar certo, me sinto muito bem desde que cheguei aqui. É o que todo mundo quer, trabalhar em um lugar que você se sente bem — disse Tenius, à Botafogo TV.

A primeira missão do treinador interino é amenizar a crise que toma conta de General Severiano. Nos últimos dez jogos, o Alvinegro venceu apenas um (contra o Palmeiras, no Nilton Santos) e está a apenas um ponto da zona de rebaixamento — o Botafogo tem 19 pontos, enquanto o Vasco, o 17º colocado, tem 18.

De quebra, terá de quebrar um tabu: o Botafogo não vence o Ceará desde 2014, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Desde então, foram seis jogos com cinco empates e uma derrota. No Nilton Santos, o último triunfo aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2011. Além disso, o Ceará vive boa fase nesta edição do torneio, está em 10º lugar e invicto a quatro jogos.