Jornal Povo

Flamengo é goleado pelo São Paulo e não vira líder do Brasileirão

O desfecho de turno para o Flamengo não poderia ser mais decepcionante. Parece uma loucura escrever isso a respeito de um time que ainda divide o topo da tabela com o Internacional, empatado com os mesmos 35 pontos dos gaúchos. Mas é que o Flamengo, que só venceu uma das últimas quatro partidas que fez pelo Brasileirão, mais uma vez desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança isolada da Série A.

Contra o São Paulo, o placar de 4 a 1 no Maracanã expõe as dificuldades defensivas, especialmente pela atuação de Gustavo Henrique, e uma pontual incompetência ofensiva. Quem perde dois pênaltis, como fez o rubro-negro neste domingo, não pode reclamar de falta de sorte. Por outro lado, mérito para o goleiro Tiago Volpi, que defendeu as cobranças de Bruno Henrique e Pedro. Mais do que isso: o São Paulo soube explorar os pontos fracos do Fla. O time de Fernando Diniz foi muito organizado e eficiente com as chances. Levou os pontos para casa de forma indiscutível.

O campeonato está mais do que aberto. Para alguns, como o próprio tricolor paulista, faltam mais do que 19 rodadas pela frente. Coisas desse calendário maluco em ano de pandemia. Quem for mais consistente – característica que faltou ao Flamengo nos quatro últimos jogos – levantará o troféu. Para o rubro-negro, ponto de atenção é justamente os confrontos diretos: perdeu em casa para Atlético-MG e, agora São Paulo, e empatou com o Inter.

– A sensação é que a gente não conseguia encaixar a marcação, foram muitas variantes. Eles dominaram o meio. Isso fez com que a defesa fosse muito para trás. Eles ficaram com espaço entre linhas e aproveitaram – resumiu bem o lateral-esquerdo Filipe Luís.

Como entretenimento, não há do que reclamar desse jogo. Assim como fora o empate do Flamengo com o Internacional, semana passada. Mas, do ponto de vista da torcida rubro-negra, levar uma goleada como essa traz um gosto extremamente amargo em um jogo que parecia muito promissor.

Pedro abriu o placar de uma forma magistral. A habilidade para aproveitar a bola longa, ludibriar o marcador e dar um tapa consciente no canto é de impressionar. Detalhe é que o Flamengo nessa situação abdicou da saída curta, mostrando que não é proibido para o goleiro arriscar um passe mais longo. O quarto gol do São Paulo também se valeu desse expediente, por mais que os técnicos Fernando Diniz e Dome compartilhem a filosofia nesse sentido.

A reação são-paulina não demorou, com um tapa consciente de Tchê Tchê no ângulo. A jogada nasceu com uma descida veloz pela esquerda. A inversão pegou a defesa do Flamengo desmontada. Jogado de lateral-direito, o autor do gol teve liberdade para dominar e escolher bem onde colocar a bola. O Flamengo teve chance de voltar a ficar em vantagem quando Everton Ribeiro, o 007 em homenagem ao ator Sean Connery, foi derrubado por Diego. Bruno Henrique cobrou mal, e Volpi iniciou a atuação de gala.

No apagar das luzes do primeiro tempo, Brenner apareceu para virar o jogo, depois que Gustavo Henrique não conseguiu afastar devidamente outro cruzamento que veio do lado esquerdo de ataque são-paulino.

Na etapa final, a apatia do Fla continuou. O São Paulo melhorou de produção e um pênalti cometido por Gustavo Henrique propiciou o gol de Reinaldo. A jogada foi reflexo de uma inversão de uma marcação do árbitro. Era para ser tiro de meta, mas ele deu escanteio para o São Paulo. De qualquer forma, a tentativa atabalhoada de desarme na área culminou com um golpe tipo Karatê Kid desferido pelo zagueiro do Fla na perna do adversário.

Quando Daniel Alves derrubou Gerson na área, a esperança rubro-negra voltou. Mas o artilheiro Pedro mostrou que também é humano. Volpi, em uma jornada espetacular, não só defendeu o segundo pênalti na tarde – pela primeira vez na carreira dele – e deu assistência para o quarto gol, anotado por Luciano. Destino selado para o Flamengo, que recomeçará contra o Atlético-MG, na primeira rodada do segundo turno, a missão de voltar a liderar o Brasileirão.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.