Uma moradora da Ilha de Paquetá, em estado grave de saúde, foi transportada de balsa para um hospital no continente, no último sábado (31).
Impossibilitada de aguardar o trânsito normal das embarcações da CCR Barcas, responsáveis pelo trajeto Paquetá-Praça XV, uma idosa de 62 anos se viu sem saída para conseguir um atendimento médico adequado.
A primeira opção de socorro seria o helicóptero do Corpo de Bombeiros, mas o veículo estava impedido de levantar voo, por conta do mal tempo. O mesmo problema também impossibilitou um resgate por lancha, já que o mar também estava bastante turbulento.
Para preservar a saúde do paciente e tentar levar a moradora da ilha o mais rápido possível para um hospital, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) decidiu alugar uma balsa para o transporte.
A operação contou com o apoio dos bombeiros, que disponibilizaram uma ambulância com UTI para pegar a paciente na Ilha, entrar com ela na balsa e fazer o transporte até o CER Ilha, unidade de pronto-atendimento da Prefeitura do Rio, na Zona Norte.
A idosa recebeu os primeiros atendimentos já na ambulância. Durante todo o percurso ela precisou ser entubada, segundo a SMS.
Segundo a secretaria, a paciente segue internada e seu quadro de saúde ainda é grave.
Fonte: G1