Jornal Povo

Velhas promessas: candidatos da Baixada têm propostas que nunca saíram do papel

Elas passam de eleição para eleição, enchem de expectativa o eleitor e não saem do papel. São as promessas repetidas a cada campanha por candidatos a prefeito de cidades da Baixada Fluminense, que povoam os planos de governo. Há candidato que chega a manter o mesmo plano de governo de um pleito para outro, e propostas que se arrastam desde os anos 1980.

Em Nova Iguaçu, promessas resistem ao tempo, como a construção de um teatro municipal e de uma nova biblioteca. Marco da história iguaçuana, a Fazenda São Bernardino é alvo dos candidatos. O casarão sede, de 1875, permanece há décadas em projetos de preservação do patrimônio, mas só recentemente foi desapropriado. A fazenda está nos planos de governo de Rogério Lisboa (PP), que tenta a reeleição, Max Lemos (PSDB) e Delegado Carlos Augusto (PSD). A prefeitura informou que conseguiu recursos para obras na São Bernardino, que foram licitadas e devem começar até dezembro.

Na área de mobilidade urbana, Lemos e Carlos Augusto, que praticamente repetiu seu plano de governo de 2016, questionam o transporte alternativo e prometem nova regulamentação, promessa antiga. Lemos também aposta numa nova rodoviária para desafogar o trânsito no Centro, proposta que resiste desde os anos 1980.

Para Carlos Augusto, a “falta de gestão administrativa e financeira” contribui para o não cumprimento de promessas. Já Lemos diz que tem faltado “gestão” em Nova Iguaçu. Lisboa afirma que dívidas herdadas prejudicaram os projetos e o caixa da prefeitura.

São João de Meriti

Com uma população de 473 mil habitantes, São João de Meriti também não é poupado de promessas que são retiradas da gaveta no período eleitoral. Candidato à reeleição, o prefeito João Ferreira Neto (DEM), o Dr. João, prometeu em seu plano de governo de 2016 uma negociação com o governo do estado para a construção de um viaduto ligando Coelho da Rocha à cidade vizinha de Belford Roxo. A proposta voltou na campanha deste ano. Também está entre as promessas que voltaram à campanha do prefeito a construção de novos terminais rodoviários, como parte de um projeto de mobilidade.

A inauguração de um hospital infantil é outra proposta que segue firme nas eleições municipais. A promessa, uma das reivindicações mais antigas dos moradores da cidade, está entre os projetos de Dr. João e de seus adversários, como Giovani Ratinho (PROS) e Leo Vieira (PSC).

Duque de Caxias

Em Duque de Caxias, maior colégio eleitoral da Baixada, as promessas também retornam aos palanques. Atual prefeito e candidato à reeleição, Washington Reis (MDB) não deixa de repetir propostas feitas em 2016 e reivindicadas anteriormente por moradores da cidade. Entre as que não saíram do papel estão a construção dos viadutos de Campos Elíseos, Jardim Primavera e Saracuruna. Climatização de escolas, bibliotecas informatizadas e construções de quadras esportivas seguem firmes entre as promessas recicladas.

No “vale a pena ver de novo”, o candidato Dica (PL) também repete propostas de 2016, quando era do PTN, como um curso pré-vestibular gratuito e apoio ao professor.

Na Serra

A Serra de Madureira é sempre lembrada nas eleições para prefeito de Nova Iguaçu, com a promessa de reflorestamento de áreas degradadas. Em 2006, um projeto de plantio de mudas da Mata Atlântica chegou a ser colocado em prática. Mas, apesar de os avanços, o capim-colonião ainda toma conta das encostas desmatadas no século passado para o plantio de laranja. Hoje, a região é ameaçada por construções irregulares. Em nota, a prefeitura informou que foram plantadas “milhares de árvores nativas da Mata Atlântica” e que aderiu ao Projeto Florestas do Amanhã, do estado, em que receberá 300 mil mudas para plantio.

Fonte: Jornal Extra

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.