Jornal Povo

Com Dome, Flamengo só não sofreu gol em cinco de 24 jogos; veja opções da zaga

Se não sofrer gol contra o Athletico-PR, o Flamengo vai garantir a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, no Maracanã. A questão é que isso tem sido raro sob o comando de Domènec Torrent: até o momento, em apenas cinco de 24 jogos o time não foi vazado.

Com Dome, o Flamengo sofreu 32 gols em 24 partidas – média de 1,33 gol por jogo. O assunto irritou o treinador na entrevista coletiva após a goleada sofrida para o São Paulo por 4 a 1 no Maracanã, no último domingo. Para ele, a derrota aconteceu devido a falhas individuais, e não devido a um sistema defensivo frágil.

Para a partida contra o Athletico, a expectativa é de que Dome mexa novamente na zaga. Até aqui, ele utilizou oito duplas diferentes. Sem Rodrigo Caio, lesionado, o técnico tem à disposição cinco nomes para formar o setor – Otávio, que jogou contra o Palmeiras, está no sub-20. Confira as opções:

Natan

É o zagueiro de melhor rendimento na atualidade. Revelado pelo clube, desde que estreou contra o Palmeiras, foi bastante elogiado por suas atuações. Mostrou consistência atuando pelo lado esquerdo, a ponto de ser substituído por Dome, contra o São Paulo, por estar pendurado – um sinal de que o técnico pretende contar com ele no duelo com o Atlético-MG, no próximo fim de semana, pelo Brasileirão.

Jogos: 8
Gols: 1
Assistências: 1
Desarmes por jogo: 1,43 (apenas no Brasileirão)

Natan Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Natan Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Gustavo Henrique

Falhou nas duas últimas partidas que jogou, contra Internacional e São Paulo. Contratado no início do ano, ainda não conseguiu se encaixar no esquema de jogo do Flamengo e vem sofrendo com críticas da torcida. É o zagueiro mais alto do elenco e tem no jogo aéreo seu ponto forte.

Jogos: 24
Gols: 2
Desarmes por jogo: 1,18 (apenas no Brasileirão)

Gustavo Henrique Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Gustavo Henrique Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Léo Pereira

Canhoto, foi comprado ao Athletico-PR no início do ano. Assim como Gustavo Henrique, ainda não se adaptou totalmente ao Flamengo e também gera desconfiança na torcida. Tem boa saída de bola e não comprometeu nos últimos jogos que fez.

Jogos: 28
Gols: 1
Assistência: 1
Desarmes por jogo: 1,55 (apenas no Brasileirão)

Léo Pereira, Flamengo — Foto: André Durão
Léo Pereira, Flamengo — Foto: André Durão

Matheus Thuler

Cria do Flamengo, vem sendo utilizado esporadicamente na temporada. Ostenta um número interessante: com ele em campo, a equipe não perde desde os 3 a 0 sofridos para o Bahia em 2019 – são 15 jogos de invencibilidade. Renovou contrato recentemente.

Jogos: 8
Gols: 1
Desarmes por jogo: 0,33 (apenas no Brasileirão)

Flamengo x Junior: Thuler comemora seu gol — Foto: Staff Images/CONMEBOL
Flamengo x Junior: Thuler comemora seu gol — Foto: Staff Images/CONMEBOL

Gabriel Noga

Outro zagueiro criado no Flamengo. Rápido e de boa saída de bola, começou a ser utilizado por Dome após o surto de Covid no elenco, e desde então não desceu mais para o sub-20. Foi campeão mundial sub-17 em 2019 com a seleção brasileira.

Jogos: 5
Desarmes por jogo: 1 (apenas no Brasileirão)

Noga Flamengo Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Noga Flamengo Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
 — Foto: Divulgação