Jornal Povo

STJ aciona PF para apurar suspeita de ataque de hackers ao sistema do tribunal

O Superior Tribunal de Justiça acionou a Polícia Federal para apurar um possível ataque de hackers nesta terça-feira (3) ao sistema da Corte, que impactou uma série de julgamentos.

Técnicos do tribunal identificaram que o sistema foi alvo de um possível ataque e ainda avalia a extensão dos possíveis danos. Segundo relatório da área de tecnologia obtido pela TV Globo, a indisponibilidade do sistema foi identificada por volta das 15h. Inicialmente, foi analisada uma falha no sistema interno de proteção da rede, mas depois apontaram que o erro ocorria no acesso ao ambiente onde estão hospedados quase todos os sistemas do STJ.

No início da noite, a equipe técnica informou que reuniu indícios de uma invasão no sistema, tendo sido detectado um arquivo com características de um suposto vírus, criado minutos antes da ocorrência do incidente de indisponibilidade por uma conta de usuário que havia alterado seu nível de acesso ao ambiente de modo anormal.

“Submeteu-se então essa informação ao suporte técnico do fabricante que, em nova análise, confirmou tratar-se de um ataque cibernético que comprometeu a integridade dos arquivos do sistema”, diz o texto.

O relatório informa ainda que “logo após essa descoberta, identificou-se novas tentativas de ataque, agora ao ambiente de backup dos sistemas e então, tempestivamente, ordenou-se que fossem derrubados os links de acesso à internet do STJ e o bloqueio de todas as contas de usuário que haviam acessado a rede nas últimas 24 horas”.

Agora, os técnicos trabalham para a recuperação do sistema a partir dos backups armazenados em fitas. Por conta da pandemia, as sessões de julgamento do STJ estão sendo realizadas por videoconferência.

Procurado, o STJ informou que o presidente da Corte, ministro Humberto Martins, está preparando uma nota oficial de esclarecimento.

Fonte: G1