Jornal Povo

Adolescente de 17 anos é atingida por bala perdida durante festa de aniversário na Tijuca

Uma adolescente de 17 anos foi atingida por um tiro na noite deste sábado, dia 7, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Júlia Borges estava comemorando o aniversário de 12 anos de um primo quando foi atingida nas costas por um projétil. A jovem foi levada para o hospital Quinta D’or, em São Cristóvão, e seu estado de saúde é estável.

De acordo com Anderson Ramos, tio da vitima, Júlia estava na varanda do 3º andar com outros adolescentes quando deu um grito após ser alvejada, por volta das 22h. Ela percebeu imediatamente que havia sido atingida por um disparo.

Adolescente de 17 anos é atingida por bala perdida durante festa de  aniversário na Tijuca - Casos de Polícia - Extra Online
Júlia foi atingida por um tiro nas costas durante festa de aniversário Foto: Arquivo pessoal

— Estávamos em uma festa de aniversário, e os adolescentes estavam conversando na varanda. Logo depois de chamarmos eles para cortar o bolo, ela começou a gritar muito. Minha filha estava do lado dela e relatou que o som foi parecido com o de ”uma pedra batendo nas costas” — relata o jornalista de 48 anos.

Imediatamente, a jovem foi socorrida pela mãe, Juliana Borges, e, em seguida, pela madrinha. Elas constataram uma perfuração na jaqueta da adolescente. Por não saberem a gravidade do ferimento, os pais da menina decidiram levá-la por conta própria ao hospital.

— Vimos que não ia dar tempo de ligar para os bombeiros, então o pai dela desceu com ela para o carro. Saímos em alta velocidade pelas ruas da Tijuca, buzinando até chegar ao Quinta D’or, onde ela foi rapidamente socorrida — detalha Anderson.

Ainda de acordo com o tio, Júlia passou por um exame de tomografia logo após dar entrada na unidade de saúde, que constatou o alojamento de um projétil na musculatura entre o pulmão e aorta. A jovem não corre risco de vida e está lúcida.

— Os médicos disseram que ela nasceu de novo. Se pegasse na aorta, podia ser muito pior. Eu falei com ela hoje de manhã, e ela entendeu o que aconteceu. No início ficou muito nervosa com o que podia acontecer, mas depois se acalmou e até brincou comigo quando a visitei — conta o tio, que relata o pavor da família: — Foi uma loucura. Os pais dela estão desesperados. Fomos todos dormir às 3h da madrugada e acordamos muito cedo neste domingo.

Na manhã deste domingo, Júlia deve ser avaliada por um neurocirurgião. Segundo Anderson, o profissional vai decidir se irá retirar o projétil hoje ou se aguarda um pouco mais. Na noite de ontem, a Polícia Civil esteve no apartamento da família para investigar o caso, que foi registrado na 19ª DP.

Procurada pelo Jornal Povo, a Polícia Militar informou que policiais militares do 4ºBPM (São Cristóvão) foram verificar a entrada de uma pessoa com ferimento provocado por arma de fogo no Quinta D’or na noite de sábado. A ocorrência foi encaminhada para a 19ªDP. A Polícia Civil ainda não respondeu a reportagem.

Outros casos de bala perdida no último mês

No último dia 27 de outubro, Maiara Oliveira da Silva, de 20 anos, Uma mulher grávida foi baleada durante a operação da Polícia Civil no Complexo da Maré. Ela estava grávida de cinco meses. O bebê não resistiu.

Em 23 de outubro, uma mulher morreu após ser atingida por uma bala perdida na Praça da Apoteose, no Centro. Lady Ane Paulina, de 34 anos, estava com a namorada fechando o trailer na Rua Frei Caneca, perto da Praça da Apoteose, em que as duas vendiam churrasquinho quando foi atingida por um tiro na cabeça durante uma perseguição de PMs a um carro onde havia suspeitos.

Dias antes, no dia 19 de outubro, Caio Gomes Soares, de 23 anos, morreu após ser atingido por uma bala perdida dentro de casa, na Rua Miguel de Paiva, no Catumbi, na região central do Rio. Por volta das 7h, o jovem levantou da cama e foi ferido na cabeça. Ele morreu no local.

Também em outubro, um cadeirante foi baleado no braço, durante um tiroteio no bairro Jardim América, na Zona Norte do Rio. Na ação, um policial militar também se feriu na cabeça.

No Dia das Crianças, o motorista Ismael Souza do Nascimento foi atingido na cabeça por uma bala perdida, durante um tiroteio entre bandidos e policiais na Avenida Brasil. Na mesma troca de tiros, o sargento Cirio Damasceno Santos, de 51 anos, que estava no banco do carona de uma patrulha da PM, do 14ºBPM (Bangu) foi baleado no rosto e morreu pouco depois de ser socorrido.

Fonte: Jornal Extra