Jornal Povo

‘Que esta era sombria de demonização nos EUA comece a acabar aqui e agora’, diz Biden em discurso da vitória

WILMINGTON, EUA — Assim como tem feito em todos os discursos desde o encerramento da votação, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em seu primeiro discurso desde a sua vitória nas eleições que pacificará e unirá o país.

—Que esta era sombria de demonização nos EUA comece a acabar aqui e agora — afirmou Biden. — Prometo ser um presidente que irá unir e não dividir. Que não verá estados vermelhos nem azuis, mas os Estados Unidos — diz Biden em discurso da vitória.

O discurso foi concendido em um centro de convenções em Wilmington, Delaware, onde Biden está concentrado. À frente do palco, milhares de pessoas se reuniam, com luzes de led e bandeiras americanas. A maioria foi de carro e usava máscaras, mas havia aglomerações.

Biden disse que “agora é a hora de se curar”.

— Agora que essa campanha acabou, qual é a vontade do povo? Qual é o nosso mandato? Os EUA nos convocaram para organizar as forças da decência e as forças da justiça — disse Biden.

O presidente eleito afirmou que, agora que a campanha chegou ao fim, irá deixar um de seus slogans de lá e não dirá mais que há uma “batalha pela alma dos Estados Unidos”. No lugar disso, disse, “devemos restaurar a alma dos Estados Unidos”.

— Nossa nação é moldada pela batalha constante entre nossos melhores anjos e nossos impulsos mais sombrios. Que nossos melhores anjos prevaleçam — afirmou. — Devemos tornar a promessa deste país real para todos.

Biden prometeu trabalhar para “reconstruir a classe média e tornar os Estados Unidos respeitados de novo”, afirmando que a palavra central do país é “oportunidade”.

Ele disse que a tarefa número um será controlar a pandemia da Covid-19, sem o que é impossível recuperar a economia. Homenageou os afro-americanos, que ficaram do seu lado e seu dirigiu aos eleitores de Donald Trump:

— Entendo o desapontamento dos que votaram em Trump, mas vamos nos dar uma chance. É tempo de deixar a retórica dura de lado e deixar de tratar nossos oponentes como inimigos. Ele não são inimigos, somos todos americanos.

Logo antes de ele entrar, a sua vice, Kamala Harris fez um discurso de introdução.

— O congressista John Lewis antes de ser aprovado disse que a democracia não é um estado, mas um ato — afirmou no começo, em referência ao líder do movimento pelos direitos civis morto pouco antes da eleição. — A democracia americana só é forte se houver nossa disposição de lutar por ela.”

A ex-senadora da Califórnia agradeceu os eleitores, afirmando que escolheram “esperança e unidade, decência, ciência e, sim, verdade. “

Harris, a primeira mulher a ocupar a Vice-Presidência dos Estados Unidos, fez uma referência ao significado histórico deste fato.

— Como prova do caráter de Joe, ele teve a audácia de quebrar uma das barreiras mais substanciais que existem em nosso país e selecionar uma mulher como sua vice-presidente. Embora eu possa ser a primeira mulher neste escritório, não serei a última — afirmou.

Harris também disse que a democracia “exige luta, sacríficio, mas há alegria nisso”.

— E há progresso, porque nós, o povo, temos o poder para construir um futuro melhor.

Ex-vice-presidente de Barack Obama e um veterano da política de 77 anos, o democrata Joe Biden foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos na tarde deste sábado, segundo projeções de diferentes veículos da imprensa americana. Biden foi dado como vitorioso após assegurar sua vantagem no estado da Pensilvânia, somando 273 votos no Colégio Eleitoral, três a mais do que mínimo de 270 necessário para garantir a vitória nacional.

Todos os resultados são, por enquanto, baseados em projeções dos principais meios de comunicação americanos — como nos EUA cada estado tem as próprias regras eleitorais, não há um órgão nacional que centralize a apuração dos votos e a a proclamação dos resultados. Em alegações desprovidas de provas, Donald Trump questiona os resultados em um grande montante de processos na Justiça. Segundo especialistas em lei eleitoral, as ações têm pouca chance de sucesso.

Fonte: Jornal Extra