Jornal Povo

Paes lidera no Rio, e Crivella, Martha Rocha e Benedita disputam vaga no 2º turno, diz Ibope

RIO – Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira aponta liderança de Eduardo Paes (DEM) a uma semana do primeiro turno da eleição à prefeitura do Rio, com uma disputa entre Marcelo Crivella (Republicanos), Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT) pela segunda colocação. O atual prefeito oscilou um ponto para cima neste levantamento, enquanto suas adversárias permaneceram estáveis. Os três seguem tecnicamente empatados por conta da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

.
Foto: Reprodução

Paes tem 33% das intenções de voto, um ponto acima do desempenho que havia apresentado na última pesquisa. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no último dia 30, Crivella e Martha Rocha estavam numericamente empatados na segunda colocação. Agora, Crivella chega a 15%, enquanto Martha Rocha se manteve com 14%. Benedita segue com 9%. Na situação atual, Benedita está tecnicamente empatada com Crivella no limite da margem de erro.

Na última pesquisa, o percentual de brancos e nulos chegava a 15%. Agora, são 12%. Já os indecisos, que não souberam ou não souberam opinar, variaram de 5% para 4% nesta pesquisa.

Luiz Lima (PSL) se manteve com 4% nesta pesquisa, e Renata Souza (PSOL) chegou a 3%, oscilando positivamente um ponto. Eduardo Bandeira de Mello (Rede) segue com 2%. Fred Luz (Novo), Clarissa Garotinho (PROS) e Paulo Messina (MDB) têm 1% cada. Cyro Garcia (PSTU), Glória Heloiza (PSC), Suêd Haidar (PMB) e Henrique Simonard (PCO) não chegaram a 1%.

O Ibope entrevistou 1.204 pessoas entre os dias 7 e 9 de novembro, entre sábado e esta segunda-feira. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-01518/2020. O nível de confiança – isto é, a probabilidade de que os resultados representem o atual momento do eleitorado, considerando a margem de erro – é de 95%.

Segundo turno

Eduardo Paes segue à frente de seus três principais adversários nas simulações de segundo turno feitas pelo Ibope. O melhor desempenho do candidato do DEM é no cenário em que enfrenta Crivella, no qual chega a 53% das intenções de voto, contra 21% do atual prefeito.

Contra Martha Rocha, Paes tem sua disputa com menor vantagem, segundo o Ibope. O candidato do DEM aparece com 45% neste cenário, contra 32% para a candidata do PDT.

A vantagem é superior à apresentada na última pesquisa do Ibope, na qual Martha aparecia com 34% num confronto direto contra Paes, ante 41% para o ex-prefeito.

.
Foto: Reprodução

As taxas de rejeição dos candidatos à prefeitura do Rio seguem estáveis a uma semana do primeiro turno, segundo o Ibope. Crivella aparece com 58% de rejeição. Benedita da Silva e Eduardo Paes têm 28% cada, atrás de Clarissa Garotinho, com 31%.

Cyro Garcia aparece com 13%, enquanto Martha Rocha e Luiz Lima têm 11% cada. Paulo Messina é rejeitado por 10% dos eleitores, de acordo com o Ibope, enquanto Renata Souza, Fred Luz, Bandeira de Mello, Gloria Heloiza e Suêd Haidar têm 8% de rejeição cada. Henrique Simonard aparece com 7%. Segundo o Ibope, 5% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder em quem não votariam de jeito nenhum, e 1% disse que poderia votar em todos.

Fonte: Jornal Extra