Jornal Povo

Prévia do PIB avança 9,47% no 3° trimestre e indica saída da recessão

O Brasil pode estar saindo da recessão. A atividade econômica avançou 1,29% em setembro, ante agosto, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (13). Esse é o quinto mês seguido em que o indicador, visto pelo mercado financeiro como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registra alta.

Com isso, o IBC-Br avançou 9,5% no terceiro trimestre, ante queda de 1,5% do primeiro trimestre e de recuo de 9,7% no segundo trimestre, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, o indicador divulgado nesta sexta aponta para a saída da recessão. 

Por outro lado, na comparação com o mesmo trimestre de 2019, o IBC-Br recuou 3%. No acumulado do ano até setembro, a queda  é de 4,9%.

Vale destacar que o IBC-Br tem mostrado desaceleração no ritmo de crescimento após a  forte queda de 9,2% em abril. Em maio, o índice avançou 1,7%, seguido de altas de 5,3% e 3,7% em junho e julho, respectivamente. Desde agosto perdeu ritmo, subindo 1,4%.  

O indicador alcançou os 136,34 pontos em setembro, porém segue abaixo do patamar de 140 pontos, registrado em fevereiro, antes da pandemia. Nos últimos 12 meses encerrados em setembro, o IBC-Br também caiu 3,32% na série dessazonalizada.

Nas últimas semanas, o mercado financeiro tem melhorado as estimativas para o PIB oficial de 2020. Atualmente, a previsão é de que a economia recue 4,8% este ano. No mês passado, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional também melhoraram suas projeções de tombos de 8% e 9,1% para quedas de 5,4% e 5,8%, respectivamente. 

Embora o Ministério da Economia ainda espere uma queda de  4,7% na atividade econômica em 2020, a pasta deve revisar sua previsão na próxima semana.

Fonte: CNN

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.